26 de set. de 2011

Entrevista


Estivemos há pouco mais de uma semana no Município de Bagre, no Marajó e podemos ver de perto um dos momentos de manifestação cultural da cidade, o Festival do Açaí e constatar de perto as obras e implantações feitas pela administração atual. O Prefeito Gordo como é conhecido, nos conta um pouco da cidade e dos anseios da população por uma cidade melhor. Fala sobre reeleição e muito mais. Confira!


1. Bagre é um município do Marajó. Conte-nos um pouco do meio de subsistência e os principais pontos econômicos da cidade.
Bagre fica distante 200km da capital do estado, a economia gira em torno do comercio local e do funcionalismo público. A agricultura familiar e a pesca são à base de subsistência do povo bagrense, a vasta área de várzea do município é o terreno ideal para o açaizeiro. Anualmente Bagre produz cerca de 50.000 toneladas de açaí.

2. Qual é o quantitativo populacional do município?
A população atual de Bagre, segundo o ultimo censo do IBGE(2010), é de 23.820.

3. O festival do açaí é a maior festa da cidade. O que o acontece na comemoração?
Realizado desde 1986, o festival do açaí é em homenagem ao fruto tão precioso para nossa gente. Com uma grande participação popular o festival impulsiona a nossa economia e promove nossa cultura, nosso artesanato e nossa culinária. E essa é uma festa que vai além do sol raiar, pois já na manhã de segunda feira, logo após o ultimo dia de festival (domingo), turistas e nativos se reúnem para a vassourada, com vassouras feitas de cachos de açaí a multidão varre a arena ao som das bandas que animaram o festival em uma grande confraternização.
Paralelo ao festival ocorre também às olimpíadas do açaí. São diversas modalidades que remetem a situações do cotidiano do povo ribeirinho. Outra atração do festival do açaí em Bagre e a escolha da missa açaí .

4. Quais os principais trabalhos desenvolvidos por você em Bagre e na região?
Em Bagre estamos investindo principalmente em obras de infraestrutura, novas ruas foram abertas e aterradas, todas as escolas da cidade foram recuperadas e ampliadas, construímos mais postos de saúde, as secretarias municipais receberam novos prédios, a biblioteca municipal foi reaberta. Entre outras coisas o governo municipal lança ainda neste mês o programa de desenvolvimento municipal “NOVA BAGRE” um serie de obras e serviços que serão executados até o final de 2012.
Também cuidados sociais, temos três programas sociais, são eles: PROGRAMA ALIMENTE, as famílias beneficiadas recebem uma vale compra para fazer seu supermercado na rede credenciada do programa; LUZ GIGANTE, programa de acesso a energia elétrica, a prefeitura paga as faturas de energia das famílias beneficiadas, inclusive as faturas atrasadas; JOVEM CIDADÃO, os jovens atendidos pelo programa recebem um auxilio financeiro e participam de oficinas profissionalizantes.
Também desenvolvemos o programa educacional “PROFESSOR EM DOBRO, EDUCAÇÃO EM DOSE DUPLA” que coloca dois professores por sala de aula e já empregou mais de setenta universitários. E de incentivo a agricultura familiar e a pesca com os programas “PEIXE GORDO” e “KIT PESCA”.
Pensando regionalmente, me empenhei pessoalmente para pedir mais segurança para o Marajó. Além de novos policiais, viaturas e equipamentos o governo do estado prometeu colocar um delegado em cada cidade da região. Outra bandeira que tenho levantado e campanha contra a divisão do estado, nossa campanha é por um Pará grande e um Marajó gigante. O Marajó não quer divisão, quer ATENÇÃO.

5. Fale-nos sobre os anseios da cidade e o que tem sido feito para melhorar a vida do cidadão bagrense?
Fazemos pesquisas periódicas para consultar a população e saber quais são os seus anseios, e atualmente o maior desejo do nosso povo e que o governo do estado conclua o hospital municipal. Pois mesmos com os avanços na saúde, como a contratação de uma equipe medica completa, construção de novos postos de saúde e novos equipamentos, Bagre necessita de um hospital de maior capacidade e complexidade, evitando assim a necessidade de transferência para o hospital regional do Marajó, em Breves, ou para Belém.

6. O senhor pretende se reeleger? Quais as obras que tem sido desenvolvidas no município?
Quanto às obras que estão sendo desenvolvidas em Bagre já comentamos, e vem muito mais por aí. Já quanto à reeleição, quem manda é o povo, e se isso acontecer será um fato inédito em nosso município, pois até hoje nenhum prefeito se reelegeu em Bagre.

Nenhum comentário: