16 de set. de 2011

FESTIVAL DO AÇAÍ EM BAGRE


Realizado desde 1986, o festival açaí em Bagre, no Marajó, é uma homenagem ao fruto tão precioso para região. O açaí sempre presente na mesa do bagrense, também é base para licores, pudins, bombons, bolos, mingau e outras iguarias. A vasta área de várzea que cerca o município é o terreno ideal para a palmeira do açaizeiro, anualmente Bagre produz cerca de 50.000 toneladas do fruto, o ponto alto da safra é agora em setembro, por isso o festival se realiza neste período.

FESTIVAL
A XIX edição do festival do açaí em Bagre será realizada nos dias 16, 17 e 18 de setembro. E essa é uma festa que vai além do sol raiar, pois já na manhã de segunda feira, logo após o ultimo dia de festival (domingo), turistas e nativos se reúnem para a vassourada, com vassouras feitas de cachos de açaí a multidão varre a arena ao som das bandas que animaram o festival em uma grande confraternização.



OLIMPÍADAS DO AÇAÍ
Paralelo ao festival ocorre também às olimpíadas do açaí. As modalidades praticadas remetem a situações do cotidiano do povo ribeirinho. Uma novidade esse ano é a corrida de “rabudo” (rabudo é uma pequena canoa em madeira com motor, o principal meio de transporte do povo ribeirinho). Outra competição é pelo título de maior bebedor de açaí do festival, além da corrida rústica do açaí, canoagem e travessia do rio que passa em frente à cidade (Rio Paraná).


MISS AÇAÍ
Mais uma atração do festival do açaí em Bagre e a escolha da missa açaí, as jovens disputam o título de mais bela do festival em apresentações para o público e aos jurados.




ATRAÇÕES MUSICAIS




Esse ano a principal atração musical do festival é banda Forró Moral, a banda criou um estilo diferente e próprio, com muito swing, carisma e alto astral. Fez a junção do forró do Ceará com a percussão da Bahia e se destacou no cenário nacional com vários sucessos.
Além do Forró Moral, passam pelo palco do festival do açaí a Banda Batidão, a dupla sertaneja Rick e Ramon, o pagode do grupo Irreverência e ainda as bandas locais Edinho e Banda, Roll e Banda Star Night, Tom e Banda e Pérola Negra.
O grupo folclórico Luar de Bagre faz uma apresentação especial com a dança e a lenda do açaí. Outro grupo folclórico que se apresenta no festival é o Carimbó Canarinho do município de Curuça.


O MUNICÍPIO DE BAGRE
Bagre é um município marajoara distante 200 km da capital do estado. A população atual, segundo o mais recente censo do IBGE (2010) é de 23.820 habitantes. Bagre limita-se ao norte com o município de Curralinho e o Rio Pará, ao leste com os municípios de Oeiras do Pará e Baião, a oeste com o município de Portel e a noroeste com os municípios de Breves e Melgaço.


Um comentário:

keite disse...

Foi otimo o povo brinca mesmo na paz.. o prefeito esta de parabéns pelo belissimo festival.....