20 de set. de 2011

Pesquisa

O Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) está entre os cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A pesquisa, publicada anualmente pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) aponta os 100 "Cabeças do Congresso", a chamada "elite parlamentar".


De acordo com o DIAP, são considerados "Cabeças do Congresso" aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo , o DIAP destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, e, principalmente, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

"Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo", diz o texto do DIAP na pesquisa de 2011.

Pelo Estado do Pará, o Senador Flexa Ribeiro foi classificado como ‘debatedor’. De acordo com a definição do DIAP, este parlamentar tem as seguintes características: "São parlamentares ativos, atentos aos acontecimentos e principalmente com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no plenário ou na imprensa, os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso. São, por essência, parlamentares extrovertidos, que procuram ocupar espaços e explorar os assuntos que possam ser notícia", diz o texto da pesquisa.

Sobre este perfil de parlamentar, o DIAP diz ainda que: "Conhecedores das regras regimentais, exercem real influência nos debates e na definição da agenda prioritária. Dominam a cena e contribuem decisivamente na dinâmica do Congresso. São os parlamentares mais procurados pela imprensa", afirma o DIAP.

Para Flexa Ribeiro, a inclusão de seu nome entre os "Cem mais influentes do Congresso Nacional" é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido há vários anos em defesa do Estado.

"Temos uma grande prioridade no mandato: defender o nosso Pará, com uma atuação séria e responsável. E desta forma conduzimos o trabalho no Senado. Acredito que esta conquista não é apenas do Flexa Ribeiro, mas sim de toda a população do Pará, a qual tenho a honra de representar nesta Casa", afirma o parlamentar paraense.

"Todo reconhecimento, como este, é um estímulo para trabalhar mais e, assim, envolver o Pará nas discussões nacionais, defendendo nossa gente e nossas posições", afirma Flexa Ribeiro.

Acompanhe a lista no link : http://www.diap.org.br/images/stories/cabeca_resumo.pdf

Os ‘Cem mais influentes"
Entre os 100 "Cabeças" do Congresso, há 62 deputados e 38 senadores. Os "Cabeças" do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo , destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

A equipe do DIAP fez entrevistas com deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos, e promoveu, em relação a cada parlamentar, exame cuidadoso das atividades profissionais, dos vínculos com empresas ou organizações econômicas ou de classe, da formação e vida acadêmica, além de levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, freqüência com que é citado na imprensa, temas preferenciais, cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso, relatorias de matérias relevantes, forças ou grupos políticos de que faça parte, além do exame minucioso dos perfis políticos e ideológicos de cada parlamentar.

3 comentários:

Anônimo disse...

TUDO MENTIRA QUE ELE É CONSIDERADO UM DOS MAIS INFLUENTES,ELE É UM DOS MAIS INCOMPETENTES. ESSE BACANA É UM TREMENDO PUCHA SACO. ESSAS NOTÍCIAS ELE POSTA, VÊ SE ELE COLOCA O ESCANDALO DA MENINA QUE FICOU CINCO DIAS SENDO VIOLENTADA PELOS DETENTOS. VOCES LEMBRAM QUANDO ISSO TAMBÉM ACONTECEU NA ÉPOCA DA EX-GOVERNADORA, SÓ QUE NA ÉPODA DELA A MENINA SÓ FICOU UNS DOIS DIAS, TODOS OS JORNAIS TOCARAM O PAU NELA POR VÁRIOS DIAS, E SENDO MANCHETE NA PRIMEIRA PÁGINA COM A FOTO DELA ESTAMPADA, FOI ATÉ PARAR EM BRASILIA, FIZERAM UMA TREMENDA CONFUSÃO. SENDO QUE AGORA TANTO O JORNAL DIÁRIO QUANTO O BLOG DO BACANA NÃO FALARAM QUASE NADA DESSE ESCANDALO QUE MUITO PIOR DO QUE O DA EX-GOVERNADORA ISSO É UMA VERGONHA. ELES NÃO FALAM NADA DO GOVERNADOR ATUAL, NÃO FAZEM NENHUMA CRÍTICA SE QUER, ESPERO QUE O PT FAÇA ALGUMA COISA. O DIÁRIO COLOCOU UMA PEQUENA NOTINHA NO CADERNO DE DENTRO DO JORNAL DIÁRIO, PARA NINGUÉM VER. ESSE É O JORNAL É TOTALMENTE TENDENCIOSO, COMO SEUS DONOS E PUCHAS SACOS COMO O BACANA, ISSO É ILEGAL MAS NINGUÉM TEM CORAGEM DE FAZER NADA CONTRA O ATUAL GOVERNO, A FINAL O JADER ESTÁ COMANDANDO TODA ESSA TURMA, E ELES ESTÃO TRANQUILOS POIS SABEM QUE NÃO VAI ACONTECER NADA COM ELES, PROVA DISSO SÃO OS VÁRIOS ESCANDALOS DE CORRUPÇÃO NO ATUAL GOVERNO. E O CASO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA QUE ATÉ AGORA, OS VEDADEIROS CULPADOS QUE SÃO OS PRÓPRIOS POLÍTICOS DO PSDB E DO PMDB NÃO ACONTECEU NADA E NEM VAI ACONTECER, A FINAL DE CONTAS JADER É JADER, ELE É O INTOCÁVEL. VOCES SÃO A VERGONHA DO NOSSO ESTADO, TENHO VERGONHA DE DIZER QUE SOU PARAENSE, POR QUE QUANDO ESTOU FORA DO ESTADO, E ME PERGUNTAM DA ONDE EU SOU, E DIGO QUE DO PARÁ, ELES ME ENCARNAM DIZEM QUE CIDADEZINHA QUE TEM TUDO PRA DAR CERTO, MAS QUE INFELIZMENTE SÓ TEM CORRUPTO, EU SÓ TENHO É QUE CONCORDAR. PESSOAL SO PARA VOCES TEREM UMA IDÉIA DESSE PÉSSIMO GOVERNADOR QUE VOCES ELEGERAM E PUCHAM O SACO, VOU CONTAR UM CASO VERÍDICO QUE ACONTECEU NA SEGUNDA FEIRA DIA 19/09/2011, UM RAPAZ JOVEM DE 29 ANOS SOFREU UM ACIDADENTE DE MOTO EM SÃO CAETANO, TEVE TRAUMATISMO CRÂNIANO, VEIO PARA O HOSPITAL METROPOLITANO DE BELÉM COM URGÊNCIA, UM DOS PARENTES DO RAPAZ CONHECIA O DIRETOR DO HOSPITAL, E LIGOU PARA ELE, SABEM ONDE ELE ESTAVA? ESTAVA PESCANDO COM O JATENE, PESSOAL ISSO É VERDADE TAMANHA SEGUNDA FEIRA UMAS 11:00 HS DA MANHÃ, ESSE É O GOVERNO ATUAL. É POR ISSO QUE ESSE ESTADO ESTÁ PARADO FICOU DURANTE 12 ANOS COM ELES E VAI CONTINUAR POR MAIS QUATRO. FICO LEMBRANDO QUANDO ERA O GOVERNO PASSADO DA EX-GOVERNADORA QUE FEZ PELO PARÁ MUITO MAIS DO QUE ELES DOIS JUNTOS (JATENE E JADER), E ELES CONSEGUIRAM MANIPULAR O POVO, A FINAL ELES TEM O PODER E A MÍDIA (JORNAL DIÁRIO, RÁDIO E TELEVISÃO RBA), PARA TRANSFORMAR UMA NOTÍCIA FALSA EM VERDADEIRA. FOI ISSO QUE ELES FIZERAM COM O GOVERNO DO PT. PESSOAL SINTO MUITO MAS AINDA VAMOS SOFRER MUITO, ISSO É SÓ O COMEÇO.

EU VOTEI NO JATENE. disse...

Legal eu achei, mais legal ainda é a emenda parlamentar NO CODIGO FLORESTAL DE AUTORIA dele reduzindo Áreas de preservação de varzea...O CARA MATOU O AÇAI...ELE NÃO É O SENADOR DO AÇAI?

Anônimo disse...

Quem mais do Pará está nesta lista? Você é um gornalista fora de série.