6 de dez. de 2009

João Pedro Stédile fala a Rede TV sobre o MST e os conflitos no Pará...


" - Em Marabá não se planta nada de arroz, tudo vem de caminhão, lá da minha terra no Rio Grande. Com a reforma agrária, vão ter arroz, e outras plantações, o dinheiro vai circular, porque o que tem é área para gado, e gado não deixa quase nada de dinheiro na região."

" - De que adianta pegar uma área lá no interior de Santarém, longe de tudo, da escola, da estrada, e assentar gente lá. Vão vender a terra mesmo, não tem como o trabalhador ficar lá. Enquanto isso o Daniel Dantas tem áreas enormes em Marabá pra que, pra gado? Ou pra ficar lá, sem nada, só esperando elas se valorizarem ?"

" - As vezes em um conflito de terra acaba acontecendo besteiras, tem gente que perde a cabeça. Nestes anos foram assassinados mais de 1600 trabalhadores no país. Se fosse nossa política incentivar a violência, esse país já teria pegado fogo. Essa não é nossa intenção."

" - Nos últimos anos a agricultura vem sendo depredada pelo agronegócio."

" - A Cutrale sabe que a área é da União, está em decisão judicial, é área grilada. No início do século a União comprou para migração de japoneses e grandes empresas se apropriaram indevidamente. Faz só 5 anos que a Cutrale comprou do grileiro, que não teria escritura. São picaretas e nem a Veja respeita eles, a fábrica de Araraquara vive emitindo gás poluente e ninguém fala nada.
Cometemos um erro de derrubar a laranja, a imprensa e sobretudo a Globo, ela prega uma mentira repete e repete até todo mundo achar verdade. Ela pegou 200 e poucos pés que derrubamos, que erramos, e relatou as 7, 8, 9, 10, 11, 12 horas, de segunda a segunda.
Porque não fizeram a mesma coisa quando a Cutrale levou pequenos produtores a colocarem fogo na produção de laranja de 280 mil hectares em SP por conta da política devastadora da Cutrale que quebrou milhares de produtores rurais e a Globo não falou nada ? "

" - Lá no Pará a terra está nas mãos do agronegócio, áreas e áreas enormes para gado, que inclusive causa problemas ambientais. E a agricultura, está acabando, o pequeno produtor está acabando. Tem 15 mil donos de terra neste país, terras improdutivas, de gente que mora nos Jardins em SP e que, se dividirmos essa terra assentávamos todo mundo no país. E o MST que tanto reclamam, acabaria. "

" - A Globo repete a história dos pés da laranja não para informar nosso erro, mas para acabar com a gente. A Globo falou que os assassinos de Eldorado de Carajás estão soltos ? Alguém fala que Daniel Dantas comprou 600 mil hectares na amazônia ? A terra no Brasil tem de ser a favor da sociedade, essa lógica do banqueiro de só ganhar dinheiro não pode ser aplicada a agricultura.
A mesma lei que dá direito a ele comprar, também é a lei que diz que a terra serve para uma política social."

" - A palavra agronegócio é pouco conhecida. Existe uma confusão entre agroindústria para desenvolver a economia e o agronegócio que se transformou em um modelo do capital internacional para o capital agrícola. As empresas vem para o país, impõe a semente hidrogênica, a máquina, o adubo e assim controla o preço. Quem ganha com essa exportação de soja no país?
São apenas cinco empresas multinacionais que ganham, não o país, geram impostos mínimos, dão emprego apenas para 6% da mão de obra da agricultura, expulsam mão de obra, com um modelo tecnológico usando máquinas e agrotóxico, que envenene o meio ambiente, tiram os empregos das pessoas.
Todos os cientistas estão falando que os alimentos estão contaminados, gerando câncer."

" - A agricultura familiar não é só uma agricultura em um lote pequeno. Pode ter até 600 hectares e aplicar a agricultura familiar, aplicando uma diversificação no plantio de produtos. Fico puto porque o maior mercado de conssumo nosso deveria ser o Brasil, temos muita gente mal alimentada, brasileiro não come queijo, come produtos da agricultura como arroz, feijão, milho. Tem de parar de exportar apenas. Mas ninguém vê isso, que aqui está o nosso maior mercado, gente com fome.
No Brasil no ano passado se transformou no maior consumidor de veneno do mundo, colocamos um absurdo de veneno por saca. A Anvisa que tem servidores públicos dedicados foram em Paulinia e encontraram 150 mil litros de agrotóxicos adulterados, um absurdo, um crime pois esse veneno mata as pessoas. Na agricultura familiar não tem isso. E a Globo publicou ? "

" - Movimento social é movimento de massa, não temos filiados, as pessoas entram para buscar a terra, quando conseguem podem sair. Temos sete companheiros com prisão preventiva, não precisamos de CNPJ. Qual o CNPJ da Coluna Prestes, de Fora Collor ? O MST é um movimento social., querem um CNPJ pra gente para acabar com a gente "

" - Não fugimos de responsabilidade, temos pessoas que tem nome e sobrenome para serem acusadas do que for errado. Na minha região onde meu avô recebeu terra, não tem mais MST. Quando fizerem a reforma agrária, acaba o MST."

" - No governo FHC acabaram com o Estado na agricultura, eles estimularam o surgimento das OMGs para suprir a falta de trabalho deles. Então veja, os recursos públicos que vão para assentamento estão na Constituição. Os jornalistas pegaram isso aí e dizem que desviamos dinheiro de escola, etc para outras coisas. Não tem dinheiro público para ocupação, uma OMG dessas pode até ter problema administrativo, faz parte, mas é só"

Getúlio Vargas - "rei da burguesia"

JK - "um pau mandado dos americanos"

Ditadura militar - "página obscura, sem anistia a torturadores."

Sarney - "prefiro não opinar mas a pobreza sabe no Maranhão quem é ele."

Collor - "nem a burguesia quis"

Itamar - " um grande brasileiro, espero que volte ao cenário."

FHC - "grande sociólogo mas puxa saco americano"

Lula - "o maior lider político dos últimos anos."

Um comentário:

Anônimo disse...

Lula "o maior lider político dos últimos anos" kakakaka, isso é uma piada? ou será que esse senhor tá levando algum na cueca? o futuro e as imagens escondidas dirão!