12 de ago. de 2010
MEC envia a escolas públicas livro que narra estupro.
O Ministério da Educação enviou a escolas públicas do país um livro que narra o sequestro de um casal, o estupro da mulher e o assassinato do rapaz.
O livro "Teresa, que Esperava as Uvas", integra o programa do governo federal que equipa bibliotecas dos colégios públicosm e 11 mil exemplares da obra foram destinados para serem usados como material de apoio a alunos do ensino médio, com idade a partir de 15 anos.
As cenas de violência estão presentes no conto "Os Primeiros que Chegaram", que narra, do ponto de vista da criminosa, um sequestro cometido por um casal. As vítimas são torturadas. Há frases como "arriou as calças dela, levantou a blusa e comeu ela duas vezes" e "[Zonha, o criminoso] deu um tiro no olho dele. [...] Ele ficou lá meio pendurado, com um furo na cabeça."
O governo Lula, a autora da obra e a editora defendem a escolha, por possibilitar que o jovem reflita sobre a violência cotidiana. A escolha das obras é feita por comissões de professores de universidades públicas.
Será que este fato educa ou só reforça ainda mais a violência? Reflexão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Me chamo Mayara Monique Jardim da Silva e tenho 20 anos.
Depende muito, pois uma pessoa violenta, que comete um crime, não se tornou criminosa porque leu livros como estes, ela já tem um histórico, que muitas vezes(na maioria das vezes)não consegue ser diagnosticado,ou até mesmo por algumas atitudes serem consideradas normais por causa da idade e ,erronemente, relevadas. Por exemplo, tenho uma filha(a Vivian) de dois anos que expressa suas angústias, seus desejos, suas vontades através do choro, o que é sim compreendido por mim e por pesquisadores, pois ela está descobrindo como se comunicar e se relacionar com o mundo, agora nessa fase sim, depende de mim ensiná-la que me bater e ser violenta com as pessoas para conseguir o que quer é errado e que existem outros meio de se adquirir algo desejado- não nessessariamente com essas palavras, pois nessa idade uso uma comunicação que pra ela seja fácil de entender.
Livros foram feitos para serem lidos. Tudo na vida tem um pró e um contra, temos que ver pelos dois lados . Esse livro tem consigo um poder de ensinar sim, mesmo sendo considerado pesado para essa faixa etária, porém o que é mais preocupante para os pais?. Saber que seu filho está na escola lendo um livro e descubrindo a realidade do mundo- que existem pessoas boas e pessoas ruins e que temos que saber nos defender- ou esperar ela descobrir sozinha?. No nosso país essas histórias saem dos livros e passam para realidade por falta de maturidade do ser humano ou elas saíram do mundo real e foram para os livro como uma forma de mostrar do que o ser humano é capaz?. Ou seja, não adianta tapar o sol com a peneira, essa é a nossa realidade mesmo sendo no livro.
Postar um comentário