13 de ago. de 2010

TAM anuncia acordo de fusão.


A TAM, anunciou hoje acordo para a fusão de suas operações com a chilena LAN. A nova companhia vai levar o nome de Latam. As duas marcas, no entanto, devem ser mantidas.

Pelo acordo, a TAM deverá realizar uma oferta pública para comprar as ações em circulação da companhia, que devem deixar de ser negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Os acionistas da TAM receberão ações de uma empresa holding que, por sua vez, será incorporada pela LAN.

A operação depende da adesão de acionistas que representem, no mínimo, 95% do capital total da TAM. A conclusão do negócio depende ainda da aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e dos órgãos brasileiros de defesa da concorrência.

Ao final do processo, a TAM deixará de ter papéis negociados tanto na bolsa brasileira quanto na de Nova York. A LAN, por sua vez, terá seus papéis listados nas bolsas brasileira, chilena e de Nova York.

A operação prevê ainda que os acionistas controladores da LAN manterão o controle da empresa chilena, enquanto os controladores da TAM manterão o controle da brasileira, mantendo 80% do capital votante da companhia, além de uma participação na LAN.

Nenhum comentário: