22 de mar. de 2011

No Parsifal, o sonho de Gurgel...


Depois de muita insistência minha meu pai resolveu comprar um Gurgel para os serviços da fazenda: era o X12-L, igual ao da foto acima.

Era o final da década de 70: eu portava a juventude dos 19 anos, era comunista convicto e queria um carro inteiramente nacional para dirigir.

Quem ousou fabricar o “carro nacional” foi João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que fundou, em 1962, em São Paulo, a Gurgel Motores S/A, que foi extinta em 1994.

Gurgel, falecido em 2009, aos 82 anos, não foi somente uma legenda dos sonhadores nacionalistas, mas um empreendedor à frente do seu tempo: chegou a fabricar o primeiro e único carro elétrico brasileiro.



NOTADO BLOG : A Gurgel foi erguida em minha cidade natal Rio Claro. Um sucesso, seus carros tomaram conta da cidade rapidamente.
Perto da fábrica, em uma chácara simplesmente maravilhosa morava Amaral e sua família. Ele era doido pelo que fazia, tinha uma pista de provas dentro da chácara.
Um dia um amigo meu foi visitá-lo e ele tinha lançado um veículo, acho que o Sena e pediu para o cara entrar no carro e fazer um test-drive.
Amaral rodou a mil por hora e quando meu amigo achava que já tinha passado por tudo o dono do sonho nacional de ter um carro brasileiro vira a direção para uma escadaria grande, enorme e desce com o carro por ela a toda.
No final Amaral vira e pergunta; - O que achou do veículo ?
- Tem de ser ótimo, para aguentar um louco como você!!!
A fábrica faliu, até hoje os funcionários não receberam mas se a gente perguntar o que eles gostariam de fazer na vida, tenham certeza, todos dirão que é voltar a sonhar o sonho de Amaral Gurgel.
Juntos.

Um comentário:

NAVEGA disse...

Comunista nos anos 70?
Querendo um carro "nacional"!
E agora? Além de tripudiar com
a grámatica e escrever quase
sempre como se estivesse
"dscendo as escadarias" como
o seu viznho Gurgel,qual é sua,
Bacana?
Esquerda?Direita? Socilista? Anarquista?Malabarista?

Homem de Deus..te apruma,tchê!