1 de set. de 2011

Flexa se vira nos trinta








Ministro promete retomada de obras do INSS no Pará


O Ministro da Previdência, Garibaldi Alves, garantiu em audiência com o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e a prefeita de Novo Progresso, Madalena Hoffman, nesta quarta-feira (31), que irá solicitar a retomada das obras de unidades do INSS paralisadas há mais de um ano em seis municípios do Estado.

Atualmente, a Previdência possui 17 agências no Estado e um plano ousado previa a construção de 74 novas unidades. Para realizar a tarefa, o Ministério reuniu a bancada do Pará no Congresso e solicitou que fossem destinadas emendas de parlamentares para o ministério realizar as obras.

“Fizemos um esforço e todos os parlamentares da nossa bancada apoiaram a proposta, pois sabem o benefício que uma agência do INSS traz ao aposentado, por exemplo, que muitas vezes tem que se deslocar para outro município afim de receber atendimento”, relembrou Flexa Ribeiro.

Porém, em seis municípios do Pará as obras estão paralisadas há mais de um ano: Baião, Jacundá, Monte Alegre, Novo Progresso, Salinópolis e Acará. No caso de Novo Progresso, a prefeita Madalena conta que os aposentados tem de se deslocar até quase 400 quilômetros até Itaituba para receber atendimento ou procurar seus direitos. “É uma situação constrangedora, pois as pessoas vêem o ‘esqueleto’ da obra e nunca ela é concluída. E cobram do prefeito. Por isso viemos aqui pedir apoio para que sejam retomadas”, explica a prefeita.

Em todo o Estado do Pará, a Previdência está investindo R$ 74 milhões para cumprir o cronograma de construir 74 novas unidades no Pará, para expandir a rede de atendimento no estado. Essas novas agências integram o Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS (PEX).

Garibaldi concordou que a situação não deve continuar e explicou que as obras foram paralisadas por conta de problemas com as empresas contratadas para realizar a construção. “Em muitos casos temos de iniciar uma nova licitação. Mas, diante do que foi mostrado aqui e a distância e dificuldade de deslocamento entre os municípios do Pará, vamos dar uma prioridade”, disse.

No final da reunião, a equipe técnica do Ministério garantiu que nos próximos dias será verificada a situação das obras nos seis municípios e que, conforme cada caso, poderá ser feita nova licitação ainda no mês de setembro, fazendo com que as obras sejam retomadas ainda este ano.

Nenhum comentário: