10 de out. de 2011

COLUNA BACANA 09- DE OUTUBRO- DOMINGO

O que o Círio de Nazaré representa para você?


“Mais uma vez o nosso Estado, o povo paraense viverá uma das maiores manifestações do mundo: o nosso Círio de Nazaré.
Movimento religioso, social popular que mesmo se realizando há mais de duzentos anos é a cada ano diferente, sempre único, Ímpar. Mais de dois milhões de pessoas, homens e mulheres de origem, cor, de classe social distinta, vindas dos mais diversos lugares, se reúnem cheios de fé e como num sonho impossível de ser realizado caminham juntos homenageando Nossa Senhora.
Levam em seus corações, passado e futuro, agradecimento e esperança, o encontro e a eterna busca fruto da nossa imperfeição. Momento de profunda emoção que não comporta indiferenças mesmo de orientações religiosas distintas. Tempo de reunir a família de rever os amigos. Tempo de fazer e ser amigo, tempo de fraternidade e solidariedade, de reencontro com nossos valores mais caros e profundos. Por tudo isso desejo a todos que nos visitam e especialmente a grande família paraense que o círio encha nossos corações e mentes de paz e amor nos ilumine e acompanhe por todos os dias de nossas vidas a todos um feliz Círio”.
Simão Jatene- Governador do Estado do Pará












"Expressão máxima da fé e devoção católica de milhões de paraenses. Esperança, confraternização e alegria de todos pelos milagres e graças intercedidas por Nossa Senhora de Nazaré. Feliz de quem definiu o Círio de Nazaré como o natal dos paraenses".
Cipriano Sabino- Presidente do TCE-PA














"O grande significado que o Círio tem para mim é o poder de unir em torno de uma mesma devoção pessoas tão diferentes ligadas pela mesma fé em Nossa Senhora de Nazaré."
Helder Barbalho - Prefeito de Ananindeua











“A maior demonstração de fé do povo paraense e do Brasil. Milhões de pessoas unidas num só pensamento. Muita emoção”

Marcos Aurélio- Vice-presidente da ADVB- PA






“Prefiro sair do lugar comum, que diz que o Círio é o Natal do paraense. Para mim, o momento vai muito além das festas e das manifestações religiosas ou profanas, uma vez que não perco uma oportunidade para reverenciar, louvar e agradecer a Nossa Senhora, por todas as oportunidades, pelas bênçãos, graças e pessoas boas que tem posto em meu caminho.
Círio é sinônimo de Nossa Senhora de Nazaré. Tempo de agradecer pelo muito que recebemos, durante o ano inteiro, e não nos damos conta.
Ana Carolina Proença- Editora do Caderno Top









“O Círio de Nazaré representa um encontro multiétnico onde os fieis são todos iguais, independente de raça, nível social e cultural, todos juntos numa corrente de fé e agradecimentos, na grandiosa procissão religiosa em torno da nossa mãe e padroeira Nossa Senhora de Nazaré.
Quando nasci Nossa Senhora me salvou a vida, por isso me chamo Patrícia de Nazareth Mota Bahia”
Patrícia Bahia- Relações Públicas








“A oportunidade de renovação de fé e votos com Deus. Mas também um momento de autoconhecimento e renovação dos bons sentimentos que permeiam entre aqueles que ainda acreditam que podemos construir um mundo melhor”.
Mauro Cleber Presidente - ADVB PA


“Fé, amor e devoção. Como explicar mais de 2 milhões de pessoas numa procissão? Um espírito toma conta do povo Paraense e parece que tudo se transforma. Todos ficam mais próximos e se transformam num única família”.
Rui Lucas- Diretor da Eurocarr



“O Círio é muito forte para mim. Traz-me boas recordações em toda a minha vida, principalmente na infância e adolescência. Morávamos na Av. Nazaré, exatamente em frente ao Santuário de N. S de Nazaré (antigamente chamado de Largo de Nazaré), com uma vista privilegiada da chegada da romaria. As toalhas nas janelas, a dedicação de minha avó Tietinha (apelido) em deixar a casa toda arrumada para receber os parentes e amigos. Sempre foi um momento muito especial, com a família toda reunida. Me emociono ao recordar dos que já se foram. Meus avós, minhas mães pretas, tios e tias, primos, amigos... e em especial ao meu Pai.
O Círio é algo contagiante. Supera credos e religiões. Ainda hoje mantenho a tradição da reunião da família. “Aprendi com meus pais a ter fé e devoção em Nossa Senhora de Nazaré e a transmito aos meus filhos e netos”.

Marcus Pereira- Diretor da Gamma Comunicação


“O natal do povo paraense com a maior demonstração de Fé que já vi no mundo. E a família se confraterniza em torno desta Fé demonstrando a mais Pura emoção.
Jefferson Goldenberg – Diretor da Jeffersom

Um comentário:

Anônimo disse...

Para o Simão Pescador, representou alguns afagos no povão idiota. Ele mente dizendo que sustentou os estudos sendo cantor e tecladista do conjunto do Guilherme Coutinho. Que mentira deslavada. Todo mundo sabe que o "crooner" era o Walter Bandeira, SEMPRE foi. E o tacladista "apenas" era o próprio Guilherme. Ia me esquecendo: é mentira de Pescador.
O círio pra mim representou uma caixa de Mioflex. Mais apropriadamente Cirioflex.