20 de ago. de 2012

COLUNA BACANA - 19 DE AGOSTO - DOMINGO



FOFOCÓDROMO
Nada como um dia atrás o outro, com uma noite bem dormida no meio. Só isso mesmo para acalmar os ânimos dos candidatos Maurino, Tião e Salame em Marabá. O clima anda quente, a pressão está subindo, e daqui a pouco será um salve-se  quem puder.

DIZEM POR AÍ...
Que os empresários de ônibus de Belém estão generosos, de coração aberto para um  candidato a prefeito da cidade. Vai saber porque?!  Mas na boca miúda dizem que eles sentem saudade do passado. Quanto carinho...

Viva o Terruá
Ninguém me pediu a opinião.
Mas vou colocar minha colher na sopa.
Nos últimos dias,  estão sendo publicando textos na internet contra o Terruá Pará, ou pelo menos, desqualificando o evento.
Acho uma besteira.
O Terruá é acima de tudo um evento de música, que junta músicos e cantores de estilos e locais diferentes do Estado para tentar, através dessa junção em um mesmo palco e mesmo dia, divulgar para profissionais da mídia nacional e das gravadoras, uma mostra do que se produz musicalmente no Estado.
E só. É um evento de "venda" de nossas potencialidades musicais, de nossa diversidade musical, um raio x.
Do ponto de vista da estratégia de marketing, é simplesmente perfeito.
Se faltam festivais, concertos, oficinas culturais, isso é outro papo.
Mas o Terruá é ótimo e eficaz neste seu propósito. Eu mesmo li um belíssimo material divulgado em O Globo sobre o Terruá, onde o jornalista que veio ver disse entre outros elogios, que atualmente a maior diversidade musical do país está aqui.
E como ele pode observar isso?
Graças ao Terruá. Do contrário, teria que correr para o lado de Santarém, voltar para Belém, seguir para Vigia, depois para Bragança, sem esquecer de passar em Barcarena, Tucuruí, Marabá, ufa, imagina???
Até o nome implicaram.
Eu implico por exemplo com o Sairé - não o festival, mas a mudança na grafia do nome. Prefiro ele como era antes, com cedilha. Original, da terra.
Porque diabos temos que nos adaptar a sonoridade, a escrita ou facilitar o entendimento de outras pessoas de outros estados sobre os nomes utilizados aqui?
O Terruá cumpre seu papel, é uma bela ideia de promoção de nossa música, é bem produzido, organizado e animado pacas.
Ser contra parece aquela velha filosofia de esquerda tão anos 70 do Brasil, o contra tudo e contra todos.
Como já disse, uma bobagem. Viva o Terruá!

GULOSOS - A paralisação das obras de Belo Monte a mando da justiça esta sendo comemorada. Ok, mas li em uma revista que não me lembro qual, que os índios estão solicitando mais de 300 casas com internet e 300 caminhonetes 4x4 com ar condicionado. Que beleza.

TV - A Record e RBA vão se revezar na transmissão do horário eleitoral de Ananindeua, inclusive a RBA terá debate. Ananindeua ganha, mas os candidatos de Belém perdem muitos comercias de TV.

PEBAS - Em Parauapebas as notícias dão conta que duas coisas vem acontecendo com a candidatura de Valmir da Integral. A primeira é que Coutinho já se aproximou dele e está hoje com apenas 10% de diferença do primeiro colocado. A outra é que candidatos a vereador estão abandonando ou o barco ou a própria candidatura. Pebas, a jóia da coroa, é questão de honra para PT e PMDB. Que vão jogar pesado, pesadíssimo. Valmir que se cuide.

FEIRA – Dizem que a feira de Paragominas, esse ano, já não teve mais o resultado de outrora para os expositores. Também, sem divulgação na há solução.

O DEM VEM COMIGO - Jordy nos contou que quase, por pouco não perdeu o apoio do DEM para Zenaldo."  - Ele foi com gana pra cima do DEM, mas dançou, porque a costura do apoio do DEM foi feita nacionalmente, com Antonio Carlos Magalhães Neto.Se não fosse isso, certamente eu teria perdido esse apoio." Jordy disse mais, que Lira Maia havia prometido a Carlos Augusto que não iria interferir na escolha da executiva municipal, que sempre preferiu Jordy, muito por conta do fato de acharem, tanto Carlos como Abel, que junto com o deputado federal eles teriam mais chances de se reelegerem.
Jordy até chegou a dizer para o Governador em bate papo recente; " - Cheguei aqui como seu aliado e espero sair como aliado", em um claro recado de que não gostaria de ter a interferência de Jatene na negociação do DEM junto a Zenaldo.

PORRADA - Alfredo Costa já tem sua estratégia definida.
Vai mostrar, em gravações recentes que teve com Lula, que ele é o candidato do ex presidente e ele é o candidato do PT, e não o ex prefeito Edmilson Rodrigues. Mais, vai mostrar que o Psol, partido de Ed, é oposição a Lula e Dilma, e que Edmilson abandonou o PT para entrar em um partido que persegue Lula. Com isso Alfredo espera ganhar o naco de votos tradicionalmente petistas e ter chances de chegar ao segundo turno.

NOVO MUNDO - Com mais de 150 lojas espalhadas em sete estados brasileiros, a rede de lojas Novo Mundo chega a Belém neste mês de outubro. Original da região centro-oeste, a rede varejista entra no mercado paraense inaugurando suas lojas nos pontos que antes eram da Esplanada. Até dezembro, a Novo Mundo deve inaugurar pelo menos 10 lojas na Região Metropolitana de Belém.

CARAJÁS -  A Faculdade Carajás de Laice Barbalho fará seu primeiro vestibular em janeiro, para seis cursos. No prédio novo que acaba de ser construído em Marabá, uma surpreendente estrutura com 26 salas, dois auditórios e laboratórios de enfermagem e de informática.

CORAÇÃO -  Sérgio Pimentel respondeu a pergunta se Duciomar estaria apoiando ele ou não na disputa eleitoral para prefeito de Belém com a seguinte frase; “ – Sou o candidato do coração do Duciomar.” Segundo Sérgio nos falou, a decisão de apoiar Anivaldo foi partidária, e " Duciomar perdeu a indicação do candidato", deixando claro que ele deveria ser o candidato do prefeito. Sérgio fez um plano de governo regionalizado, com propostas para cada região e distritos de Belém. Ao gravar sua entrevista para o Programa Bacana lembrou que a disputa eleitoral está só começando e que suas propostas estão até registradas em cartório, o que dá mais garantia que, sendo eleito, serão implantadas.

EXTRA -  Os acionistas da Extra Farma estão no Rio de Janeiro em reunião sigilosa. Novamente o ti ti ti da venda da rede, pois não falta gente interessada.

MEU  GOVERNADOR - Zenaldo nos contou que  Jatene estará com ele em toda a sua campanha participando da inauguração dos comitês políticos e batendo perna por aí. O deputado e candidato do PSDB a prefeito de Belém disse mais, que Simão gravará para ele chamadas em seu programa eleitoral e foi claro ao afirmar; “-  Jatene está é me apoiando como candidato a prefeito de Belém."

UNHA -  Já imaginou unhas de pelúcia e caviar? Então, a Madel Hair do Parque Shopping está com essa novidade para a mulherada.

REINO -  Vai se chamar Reino Comunicação a agência de publicidade que está sendo montada por Reinaldo Willians Gonçalves.

IDEAL -  O Colégio Ideal terá uma unidade da academia de Lyoto Machida na unidade da Pariquis. Com hiper descontos para os alunos.

ANA MARIA -  A Óticas Ana Maria se prepara para abrir mais duas lojas em Belém. Além do novo conceito de loja outlet com preços especiais em óculos de marcas famosas.

GRANA -  O Banco da Amazônia vai financiar quatro novas lojas do Líder e a ampliação e reforma do Nazaré da 14 de março.

GRANA - O Governador Simão Jatene deve estar comemorando. Depois de anos de vai não vai e muito blá blá blá finalmente é ele que assinará o contrato com a agência japonesa para o investimento no transporte público da região metropolitana de Belém. O contrato será assinado no final desse mês no Japão e Jatene fica lá por dez dias. São mais de 300 milhões de dólares, que devem ser utilizados na parte do BRT de Belém até Marituba.

DE BARCO - Se depender de transporte fluvial Belém vai ficar uma beleza. Pelo menos Alfredo Costa pretende colocar barcos saindo de Mosqueiro passando por Outeiro e Icoarací até chegar no centro de Belém. E do outro lado levando até a UFPA.

METRO -  Otimista a candidata Leny Campelo. Quer fazer um metrô em Belém.

CONGRESSO – Será enorme o Congresso Brasileiro de Contabilidade, que acontecerá de 25 a 29  de agosto no Hangar. Com presença de 5 mil pessoas de várias partes do país.

EXPOSIÇÃO -  Belém será palco do maior evento do Brasil de gado Buzerá. Trata-se da Exposição Nacional de Buzerá, que vai contar com a presença de todos os grandes criadores do país. Pra se ter uma idéia, o Grande Campeão Nacional vai estar à venda em um dos movimentados leilões. O evento acontece de 15 a 22 de setembro no Parque de Exposições e é a  46ª  EXPOPARÁ.

ADMINISTRAÇÃO -  Começa agora dia 31 no Hangar o quarto Congresso Norte e Nordeste de Administração. São esperadas 2 mil pessoas e os organizadores vão inclusive distribuir bolsas de estudo em grandes empresas para estudantes que se destacarem na programação.

PÁTIO - O Pátio Marabá começou esta semana uma votação para escolher os nomes dos quatro pisos do empreendimento, que será entregue em março do ano que vem. O concurso cultural acontece na fanpage do shopping no Facebook. Para participar, bastar clicar no aplicativo e votar em quatro grupos de nomes divididos em Árvores, Minérios, Rios e Riquezas. A votação acontece até o dia 1º de outubro. 

PARAÍBA -  O Armazém Paraíba tem novo diretor, é Silvio Leite.

CARTAZ -  Jefferson Lima entrou de cabeça na campanha. Tanto que dia desses foi visto na Avenida Independência colocando os próprios cavaletes  nos canteiros.

ED -  Vem surpreendendo a estrutura que a campanha de Edmilson Rodrigues vem demonstrando. Resta saber se terá fôlego para chegar ao final. Ed tem um propósito claro, quer ganhar as eleições no primeiro turno. Especialistas dizem que é mais fácil acabar com o lixo nas ruas de Belém.

OCA – A campanha de Anivaldo Vale terá uma novidade. É uma grande tenda plástica, uma espécie de Oca  refrigerada onde o candidato vai poder conversar com eleitores, inclusive passando vídeos de seus projetos.

BRASIL BROKERS -  A Brasil Brokers já abriu  seu  escritório em Marabá. Também está se preparando para vender os mil lotes urbanizados da Spopel em Paragominas ao lado do futuro Paricá Shopping.

CARNE - A Picanha & Cia da Pedro Álvares Cabral, além do rodízio das melhores carnes importadas da Argentina e Uruguai, também está com serviço de buffet a quilo de terça a sábado.

CHURRASCO -  O especialista em carnes nobres  Marcos Bassi vai estar em Belém em novembro via Dr Churrasco. Chega  para o evento O Tempo da Carne em Belém.

MADONA -  A TAM Viagens está com pacotes especiais para o big mega super show de Madona em  dezembro. Eu vou!

MERCADO – O mercado imobiliário deu um stop. Ao invés de novos lançamentos os empresários estão fazendo promoções na venda e abaixando os preços dos estoques.

MIRITÍ -  A Marko Engenharia entrega o Mirití em outubro. São 607 lotes.

MATEUS -  Não será só uma loja que o Supermercado Mateus vai abrir em Marabá. Serão duas, e das grandes.

BRIGA – Em sociedade tudo se sabe. Brigas na praia, brigas nos banheiros. Uma alegria!!!

Ano Internacional do Cooperativismo


Aconteceu na última quinta o evento comemorativo a decisão da ONU ao declarar 2012 o Ano Internacional do Cooperativismo. O evento promovido pela OCB/SESCOOP homenageou as cooperativas CAMTA e COADE, além do secretário Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (SEDIP), Sidney Rosa, por conta da representatividade que eles apresentam no setor. Um troféu alusivo ao ano foi entregue aos homenageados. Na foto Milton Zimer (Deputado Estadual), Hernandes Rayol, Marcio Freitas, (Presidente Nacional) e Manoel Teixeira (Superintendente Regional).


Bibi Ferreira – Uma diva aos 90 anos


Tive o privilegio de assistir na semana passada Bibi Ferreira no Teatro Frei Caneca em São Paulo. Claro que para um amante de teatro como eu, assistir Bibi sempre foi um sonho. Um sonho caro, 140 reais o ingresso.
Mas que valeu cada centavo. Na verdade ver Bibi sempre foi uma busca, que nunca consegui alcançar até o último final de semana. Uma sorte, pois quando abri o jornal lá estava o espetáculo sendo anunciado. Faz um tempo Jô Soares dedicou um programa inteiro para ela. Fiquei encantado, com a voz, a forca interpretativa, a alegria. Mas o show foi mais que isso, foi surpreendente.
Bibi chegou andando, toda com um vestido azul com paetês. Junto a ela, uma orquestra de 20 e poucos músicos, um pianista e um maestro.
E quando soltou a voz... Um espanto, a mesma voz forte, potente e absolutamente cristalina. Cantou em francês, italiano, alemão, cantou tango, bossa nova, samba, fez graça mudando letras de musicas clássicas com musicas populares brasileiras. Ah, e ao entrar tocou a música de Cazuza, Quem Sabe eu Ainda sou uma Garotinha, um riso tomou conta da platéia, lotado o teatro estava.
Bibi contou os momentos em que as músicas fizeram parte de sua vida.
De sua longa vida. A atriz tem 90 anos. Além da forca no palco, impressiona o fato de ela ter ficado uma hora e dez minutos em pé, sem sentar nenhum momento. No final foi ovacionada. É uma artista completa, mais que isso, um espanto, uma artista única, senhora de seu corpo, de sua arte, com uma vivacidade de dar inveja, com um humor fino e talvez por isso e pelas escolhas que fez em vida, pelo trabalho que aprimorou como um pintor ao longo dos anos, virou uma diva. Uma das poucas do país. Mas sejamos sinceros, só ela já bastaria.



Um comentário:

Unknown disse...

Muito interessante a abordagem sobre os números eleitorais em Parauapebas. O candidato milionário do PT, apoiado pelo então milionário atua prefeito do PT, canta pelos quatro cantos que tem R$ 100.000.000,00 para gastar na sua campanha eleitoral. Enquanto isso, o povo de lá fica sem água, sem esgoto, sem saneamento, sem hospital, sem trânsito ordenado, uma loucura. Outros tempos, a candidata do PMDB chamava todo o povo do PT de bando de ladrão, e agora se diz parceira incondicional do candidato a Prefeito (corre pelos quatro ventos que o apoio deu-se por R$ 10.000.000,00), e enquanto isso o povo de lá está sem.... deixa pra lá. A realidade é que o povo de Parauapebas não aguenta mais tanto descaso e omissão de um governo atrapalhado, diga-se a ex governadora. Os números são bem diferentes do que aqui postados. Basta acompanhar uma caminhada do bom velhinho Valmir da Integral. Vá lá e veja. E antes que eu esqueça, lá tem um Juiz Eleitoral cabra macho, que não admite corrupção, que é linha dura, que está de olhos e ouvidos bem abertos e com uma caneta na mão, pronto para frear os desmandos desses que usam verbar públicas para fazer campanha desleal e covarde. Acorda Parauapebas, Valmir da Integral Já.