25 de jun. de 2008

ORGULHO GAY

Na próxima quinta-feira, 26 de junho, a partir das 9 horas, a Câmara realizará a sessão anual que celebra o Dia Municipal do Orgulho e da Consciência Gay. Este ano, a data completa dez anos, já que foi criada em 1998, através da lei 7.909, de autoria do ex-vereador André Caveira, e sancionada pelo então prefeito Edmilson Rodrigues.

A lei determina que, nessa data, os órgãos públicos municipais realizem palestras, seminários e debates com a finalidade de esclarecer servidores e a comunidade sobre os direitos conquistados pelos homossexuais e promover uma reflexão acerca das dificuldades para fazê-los serem respeitados na sociedade atual.

O pedido da sessão partiu do presidente da Câmara, vereador Zeca Pirão (PP), que tem sido um constante defensor do movimento GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e trans-sexuais) no município. “Está na hora do poder público constituído também fazer a sua parte em defesa desse grupo social que ainda sofre tantas ameaças”, declarou.

Para a vereadora e líder do PSOL Marinor Brito, que tem estado na linha de frente do evento nos últimos oito anos, ainda há inúmeros desafios a serem vencidos e o Poder Legislativo tem papel fundamental nesse processo, no sentido de estimular o combate à homofobia e a inclusão social. “Não é só vir pra cá fazer festa. A presença da comunidade GLBT na Câmara é importante para promover um debate necessário sobre os problemas e as demandas do movimento”, defendeu.

Nenhum comentário: