24 de mai. de 2011

Bacana no Show do Paul McCartney IV - Último dia



Assistir ao show do Paul McCartney é um sonho. Me arrepiava só de imaginar ver aquele jovem que nos anos 50, 60 mudou a trajetória do mundo musical, compondo junto ao Lennon, George e Ringo o mais conhecido quarteto de rock: The Beatles. Aquelas músicas que meu pai colocava ainda na vitrola e conseguiram mudar a vida de milhões de jovens desde a metade do século passada seriam tocadas ali naquele show. História pura, admiração, entusiasmo e muita emoção, foi ao que se resumiu o meu dia ontem.
As filas no Engenhão estavam quilométricas em todos os setores: norte, sul, leste e oeste, mas era na mesma proporção em que a alegria dos fãs parecia contagiar o ambiente. As músicas tanto da carreira solo de Paul, como dos Beatles soavam constantemente do lado de fora do estádio, vindo de vários ambientes e sotaques. A espera na fila foi cansativa, entretanto a certeza de ver o ex-Beatle seria compensadora. Não tinha dúvida.
Às 17h30 os portões abriram daí a emoção tomou ainda mais conta de mim. Faltavam poucas horas, 4h apenas. Só que elas demoraram a passa. Já dentro do Engenhão, bem no meio do gramado (que estava revestido de outro material), assisti uma multidão de 45 mil pessoas tomarem seus lugares. Olhava de 10 em 10 minutos no relógio, nada conseguia me distrair por muito tempo. Queria que Paul entrasse logo no palco, mas sabia que quando isso acontecesse seria infinitamente rápido.
As luzes ficaram mais intensas no palco e Paul entrou, segurando o baixo e levantando os braços, entusiasmado. Só era um som que se escutava, o público recebeu aos gritos: Paul, Paul, Paul, Paul. Aí ele retribuiu, no primeiro dia abriu o show com uma música dos Beatles “Hello Goodbye”, já no segundo mudou um pouco o repertório, iniciando com Magical Mystery Tour, mas o delírio foi maior com All My Loving. Brilhantemente, o Sir intercalou músicas da sua carreira solo, como Dance Tonight, com outras conhecidas na voz do famoso quarteto britânico, como Let it be, And I Love Her. Fez homenagens aos antigos companheiros já mortos, Lennon e George, cantando Something. O público foi à loucura. Especialmente quando Paul sentou-se ao piano e começou a tocar Hey Jude. Daí ele ensaiou o Engenhão inteiro para cantar como um coral, parecia ensaiado há décadas de tão bonito.
Paul McCartney continua com aquele carisma antigo, quando falou com o público arriscou frases inteiras em português: “Boa noite, Rio de Janeiro” e logo tratou de brincar com o nome da cidade sonoramente: Rio, Rio, Rio tornou-se “he you”, o estádio gargalhou. Paul também chegou a dizer: Eu sou carioca e o Engenhão chorou, gritou, aplaudiu. O carisma carioca ele tem e a disposição também, afinal foram 3h seguidas de show.
A banda que acompanha Paul merece um parágrafo inteiro. São incríveis, ou como ele mesmo diz: “Minha fantástica banda”. Porque é assim mesmo, eles são um show a parte. Sempre bem integrados, bem animados e felizes acompanhando o Sir. Na música dance tonight, o baterista, um gordinho engraçado, ficou dançando atrás do Paul, ganhando a atenção do público. São mesmo fantásticos.
Quando o público pediu bis, Paul cantou mais umas 7 músicas, dessa vez “yesterday”. Aí foi para o piano, comandar um show de fogos, a cada toque mais forte nos teclados, uma cascata de fogos eram arremessados, iluminando completamente o céu. Um espetáculo perfeito.
A organização do show foi impecável. No final do show, era uma multidão para voltar para casa, dependendo apenas do transporte público e de alguns táxis. Parecia que muita gente ficaria por muito tempo, entretanto não foi assim. Logo, em torno do Engenhão já havia poucas pessoas. O esquema pensado pela prefeitura do “Rio – He You” foi muito bem executado, facilitando. Paul despediu-se do palco afirmando: See you time, até a próxima. Espero que ele não demore mais muitos anos para voltar por terras brasileiras.
Hoje de madrugada, no Galeão - aeroporto do Rio, eram muitas as pessoas que voltavam para suas cidades. A gente reconhecia quem tinha ido ao show pelo sorriso e a satisfação no rosto.

Repertório do show do dia 23 (segunda):

Magical Mystery Tour
Jet
All My Loving
Coming Up
Got To Get You Into My Life
Sing The Changes
Let Me Roll It
Long And Winding Road
1985
Let'Em In
I'm Looking Through You
And I Love Her
Black Bird
Here Today
Dance Tonight
Mrs. Vandebilt
Eleanor Rigby
Something
Band On The Run
Obla Di Obla Da
Back In The USSR
I Gotta Feeling
Paperback Writer
A Day In The Life
Let It Be
Live And Let Die
Hey Jude

Day Tripper
Lady Madonna
I Saw Her Standing Here

Yesterday
Helter Skelter
Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band

Nenhum comentário: