8 de dez. de 2008

Comissão Eleitoral divulga resultado de consulta a comunidade universitária para escolha de Reitor
Com 23,13 pontos, Professor Carlos Maneschy foi escolhido para ser o dirigente da Universidade pelo quadriênio 2009-2013



A Comissão Eleitoral Divulgou nesta sexta-feira, 05 de dezembro, o resultado do processo de consulta a comunidade universitária da UFPA para escolha do novo reitor da Universidade pelo quadriênio 2009-2013. Em primeiro lugar ficou o professor Carlos Maneschy com 23,13 pontos. Em segundo, a Professora Regina Feio com 22,73 pontos. A professora Ana Trancredi ficou na terceira colocação, com 9,81 pontos, seguida pelo professor Ricardo Ishak com 2,57 pontos.

A eleição aconteceu nesta quarta-feira, das 8 às 21 horas em 48 locais de votação, 28 na Capital e 20 no interior do Estado. Estavam aptos a votar 2.402 professores, 2.340 técnico-administrativos e 30.006 estudantes. Participaram do pleito 11.961 pessoas, sendo 1.735 docentes; 1.806 técnico-administrativos e 8.420 estudantes.


Votação por categoria

Candidato
Docentes
Técnico-Administrativos
Discentes
Pontuação

Carlos Maneschy
579
876
2.731
23,13

Regina Feio
826
584
2.892
22,73

Ana Trancredi
258
253
2.478
9,81

Ricardo Ishak
72

93
319
2,57




"As listagens de eleitores foram elaboradas com base nas informações oficiais da instituição, mais especificamente no cadastro de servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PROGEP), no cadastro de alunos fornecido pelo Cadastro de Registro e Controle Acadêmico (CIAC) e pela Escola de Aplicação da UFPA, de acordo com o que foi estabelecido no Regimento Eleitoral", explica o presidente da Comissão Eleitoral, Petrus Alcantara. "Gostaríamos de parabenizar os candidatos pela postura exemplar e agradecer a comunidade universitária pela tranqüilidade que marcou o processo eleitoral", conclui.

"Gostaria de agradecer a todos os que acreditaram nas nossas propostas e agradecer também a todos que participaram do processo eleitoral. Independente da escolha de cada eleitor, agora o momento é de união da comunidade universitária. O que desejamos é fortalecer e consolidar a imagem institucional da UFPA e seu papel estratégico no desenvolvimento regional", conta Carlos Maneschy.

O próximo passo é a homologação do resultado das eleições pelo Conselho Universitário da UFPA (CONSUN) que vai elaborar a lista tríplice com o nome dos três candidatos mais votados, organizados em ordem decrescente de número de votos obtidos. A lista será enviada ao Ministério da Educação para que o Presidente Luiz Inácio lula da Silva nomeie o novo(a) reitor(a) da UFPA.

CÁLCULO:

O novo dirigente da UFPA foi eleito de forma direta, por voto proporcional-paritário, o que significa que as três categorias de eleitores (estudantes, docentes e técnico-administrativos) possuem a mesma influência no resultado final da eleição, conforme foi estabelecido pelo Conselho Universitário da UFPA (CONSUN), no dia 22 de setembro de 2008. Para resolver a questão relacionada à superioridade do número de estudantes em relação ao número de professores e de técnicos, o CONSUN elaborou uma fórmula que permite a equivalência numérica entre as categorias:
Onde: P =Pontos obtidos por determinada chapa; VD =Votos atribuídos à chapa pelos docentes; VT =Votos atribuídos à chapa pelos técnico-administrativos; VA =Votos atribuídos à chapa pelos alunos; UD =Universo dos docentes aptos a votar; UT =Universo dos técnico-administrativos aptos a votar; UA =Universo dos alunos aptos a votar.

"A fórmula resulta em uma pontuação a ser atribuída a cada candidato conforme a relação do número de votos obtidos e o número total de eleitores aptos a votar em cada categoria", explica o presidente da comissão.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação Institucional
Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.

NOTA DO BLOG : Tem um burrinho leitor do blog que mandou um comentário dizendo que a UFPA manda uma lista tríplice ao presidente Lula que escolhe então o reitor. Até os peixes que ficam circulando o Campus sabem disso, grande e inteligente leitor. O que minha nota diz que o candidato de Alex perdeu, e perdeu mesmo. Ah, a tradição diz que o Presidente da República escolhe o candidato mais votado, então, cala a boca mané.

Nenhum comentário: