2 de ago. de 2010

TRE impugna candidatura.

Notícia divulgada agora mesmo pelo site www.diariodopara.com.br:

A candidatura de Fernando Yamada (PTB) ao Senado foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA). De acordo com o tribunal, o PTB integraria a coligação 'Acelera Pará', que registrou só um candidato, e não poderia lançar isoladamente outro na disputa.

O caso cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o assunto certamente será resolvido nos bastidores da aliança. O colegiado pleno do TRE/PA se reunirá todos os dias desta semana para concluir o julgamento dos registros e impugnações de candidaturas requeridos para as eleições gerais de outubro. O presidente do Tribunal, desembargador João Maroja, pretende concluir os julgamentos até quarta-feira (4), mas o prazo determinado pela legislação eleitoral se encerra na quinta-feira (5).

Na sessão extraordinária, realizada no sábado (31), o TRE paraense julgou o terceiro bloco de registros e impugnações. No total foram requeridos 837 registros de candidaturas.

NOTA DO BLOG:

Segundo o Blog apurou, o indeferimento das candidaturas a senado dos partidos aliados a coligação Acelera Pará "Ana Júlia" aconteceu porque o TRE entendeu que outras candidaturas só seriam válidas se constassem via decisão da coligação, e não da decisão isolada de cada partido.

Resumindo: um partido pode ter 2 candidatos ao senado, isso se estiver disputando sem coligação com outras legendas. Se for disputar em coligação a escolha dos candidatos deve ser da coligação.

Nenhum comentário: