A licitação para o projeto de ampliação do aeroporto de Santarém será aberta no próximo dia 13 de março. A expectativa da Infraero é de iniciar as obras ainda neste semestre.
Em reunião realizada na tarde do dia 1º, na sede da Infraero, o superintende regional norte da empresa, Paulo Barreto Pereira, junto a membros de sua diretoria, apresentou ao vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, o projeto de ampliação do aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém. Segundo Paulo Barreto, o processo de licitação começa em duas semanas, com pretensão de início das obras para o final de junho deste ano.
Questionado pelo vice-governador sobre os motivos de realizar a ampliação ao invés da construção do novo aeroporto, o superintende da Infraero explicou que por existir uma necessidade prioritária para Santarém, é necessário trabalhar de forma rápida e sem interrupções, e a reforma demora apenas oito meses. Porém, ele ressaltou que já existe um projeto para a construção do novo aeroporto, cujo processo licitatório está previsto para junho de 2012.
Com a obra, a área útil do aeroporto passará a ter quase o dobro do tamanho - sairá dos 700 metros quadrados atuais para 1.300 metros quadrados - a reforma também prioriza a comodidade e conforto na área de embarque e desembarque. O terminal de passageiros passará a ter 295 metros quadrados, 200 a mais do espaço atual, aumentando sua área global em quase 50%.
Orçada em R$ 1 milhão, a ampliação, que deve começar em junho de 2011, vai durar oito meses e não será necessário fechar o aeroporto para as obras. Após este período, o aeroporto, que hoje recebe 80 passageiros na sala de embarque, atenderá 250 pessoas.
Com informações de Dani Franco - Ascom vice-governadoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário