15 de mai. de 2011

Na hipocrisia, o inicio de todos os males

A hipocrisia é um mal que afeta toda uma sociedade.
Todos sabem assim como sabem que a terra é redonda que no setor de licitações é onde está os maiores esquemas de qualquer órgão público.
E sabem que é " normal" meia dúzia de empresas serem chamadas antes de um edital sair, serem avisadas do teor do edital e ali mesmo acertarem seus preços e condições para " ganharem" a licitação. Isso acontece sempre, todo dia, em quase toda máquina pública.
Ali está a calcanhar de Aquiles. Depois - ou mesmo antes do anuncio dos "vitoriosos" - vem os 10, 20, 30 por cento ou muitas vezes mais, para gratificar quem passou o serviço.
Aí segue outro esquema mais manjado que a saidinha dos bancos; o valor das obras ou serviços motivo da contratação é reajustado depois de ganha e iniciada sua execução, por mil motivos, desde preços de matéria prima que subiram até um item a mais que se faz necessário acrescentar no objeto licitado. Nessa segunda etapa os valores do serviço ou obra normalmente dobram, proporcionando um plus a mais para todos os envolvidos.
TODO mundo sabe que é assim que funciona. E sempre funcionou.
Enquanto prevalecer a hipocrisia que diz que as coisas normalmente não são assim, permanecerão escancaradas as oportunidades de corrupção para aqueles que estiverem dispostos a isso.
E o problema é que parece que cada dia que passa, mais e mais pessoas estão dispostas.
Resumindo, passou da hora da sociedade debater uma forma de tornar as licitações públicas mais seguras. Não para eles, mas para nós.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não publique investigue depois sente a porrada

Bacana tai um caminho de falcatrua como você esta falando, ninguém fez porra nem uma mas voou 1.700.000,00 para alguns bolsos


DIÁRIO OFICIAL Nº. 31633 de 26/03/2010

SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES

Número de Publicação: 84329

Aviso de Licitação
Modalidade: Tomada de Preços

Número: 11/2010

Objeto: Serviços de Melhoramentos no Terminal de Passageiros do Aeródromo de Salinópolis.

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31635 de 30/03/2010


SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES
Nº Publicação : 86031

Instrumento Substitutivo de Contrato

Nº Publicação : 86031

Ordem de Execução de Serviço: 001/2010-DTA

Valor: 7.070.244,90

Data: 25/03/2010

Vigência: 26/03/2010 a 21/03/2011

Objeto: Ampliação e Melhoramento da pista de Pouso/Decolagem, da Pista de Táxi, do Pátio de Aeronaves e Implantação da Cerca de Proteção, do Balizamento Noturno e do PAPI do Aeroporto de Salinópolis - PA.

Concorrência Nacional: 11/2009



Quem era para fiscalizar recebeu 700 mil sem fiscalizar porque a empresa não fez nada

Quem era para executar recebeu um milhão sem fazer nada

Anônimo disse...

Finalmente. Depois de muita reclamação resolveste admitir que não sabes escrever, como todo comunicador que usa este meio tem de saber.
Quem é o teu ghost writer ?

Anônimo disse...

Bacana, vc quer vê sacanagem em licitação? então investigue a prefeitura de Itaituba, aqui só quem ganha as licitações é a empresa da filha do prefeito e o pior de tudo que a empresa ainda nem se encontra em operação e já possui alvará de funcionamento e tudo mais. Só que o MP e o juiz fizeram sua parte, mas uma juiza ai de Belém (Elena Farag) consedeu uma liminar trazendo o corrupto de volta ao cargo e até hoje o processo não andou. Recorrer à quem?