18 de jan. de 2011

Governo do Pará quer intensificar relações comerciais com a Venezuela.

A Venezuela é um dos principais países importadores do búfalo criado no Pará. Somente para este ano, está previsto o envio de cerca dez mil fêmeas do animal que serão utilizadas em um amplo projeto de produção de alimentos voltados ao pequeno produtor rural.

Com o objetivo de ampliar essa relação comercial, o secretário estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes, juntamente com o presidente da Associação Paraense dos Criadores de Búfalos (APCB), Roberto Fonseca, esteve nesta terça-feira, 18, com a cônsul da Venezuela em Belém, Leonor Osorio Granado, manifestando o interesse do Governo do Pará em manter e expandir a parceria e a cooperação técnica com os venezuelanos. Na próxima segunda-feira, o embaixador da Venezuela no Brasil deve vir a Belém para um encontro com o governador Simão Jatene, quando o assunto novamente será tratado. Falta apenas confirmar a agenda.

"Nosso interesse é que essa cooperação extrapole o setor agropecuário", afirmou Hildegardo, para quem a exportação de búfalos para a Venezuela é importante na pauta comercial paraense, mas somente isso não basta, porque há um leque de possibilidades que pode ser explorado.

A cônsul disse que a Venezuela tem todo interesse em ampliar a relação bilateral com o Brasil até porque, segundo ela, um dos principais projetos do governo venezuelano é alcançar a soberania alimentar, com a produção de búfalo e a piscicultura, sendo os carros chefes para a busca dessa meta. Ela se colocou à disposição para ajudar no estreitamento do intercâmbio comercial entre os países.

Tânia Monteiro - Ascom Sagri

Nenhum comentário: