31 de jan. de 2011

Coluna deste domingo - 30.01.11



FOFOCÓDROMO
Não é de hoje que as disputas na Alepa pegam fogo. A questão alí envolve não só acertos diversos, mas principalmente o nível de satisfação dos senhores Deputados com o senhor Governador. Dizem que essa satisfação é sempre volúvel, o que pode gerar votos de protesto já que a votação é secreta. Mas um experiente Deputado Federal lembrou a coluna: “ O percentual de traidores é normalmente de 10%. Lembremos a Santa Ceia.” É...

DIZEM POR AÍ...
Que o PT do Pará já tinha dado até sexta como certo, a Presidência Nacional do Incra. Mas aí o PMDB nacional entrou em campo deixando os petistas muito "P" da vida. Não se resolveu até agora, mas o PMDB nacional quer a vaga.
Nesse final de semana, o PT paraense passa tentando arranjar uma forma de manter o espaço.

ALUNORTE - A Alunorte acaba de receber o prêmio Top Empresarial em Tecnologia, Responsabilidade Social e Qualidade. E vai receber o Top de Ouro da ABS pela segunda vez em Segurança e pela primeira vez em Meio Ambiente.
A Alunorte é hoje a maior refinaria do mundo, emprega 1600 funcionários diretos e gera a mesma quantidade de empregos indiretos. Para este ano, tem a capacidade de 6,3 milhões de toneladas ano, a meta da empresa para esse 2011.

HYDRO - A Hydro, empresa que atua em mais de 40 países e que comprou toda a área de alumínio da Vale – Albrás, Alunorte, CAP e Mineração Paragominas – deve assumir agora em fevereiro. Inclusive com direito a escritório de representação em Belém, comandado por Paulo Ivan. A CAP está iniciando a construção de sua unidade em Barcarena onde vai trabalhar com Alumina, e a Mineração Paragominas já se encontra concluída e em operação.

HYDRO/ VALE - Na verdade, a Vale vendeu a área de alumínio para a Hydro em troca de 22% de ações globais da empresa, se tornando uma sócia mundial.

HYDRO NO MUNDO – A Hydro atua nos negócios de energia e alumínio, ocupa a liderança na extração de óleo, gás e no desenvolvimento de fontes renováveis de energia. Tem 35 mil colaboradores e é a terceira maior empresa fornecedora de alumínio no mundo.


FORTE - Causou enorme admiração no Governador Jatene, na Alepa, no Tribunal de Justiça e na Fiepa, o novo diretor global da Vale, Fábio Espina, que esteve visitando a cidade. Ele já foi diretor da Ambev e Suzano.


60 ANOS - Neste sábado a Yamada entregou 10 caminhões de prêmios. Para a ação foi mobilizado um micro exército de 100 pessoas, passando pelos bairros do Coqueiro, Marambaia, Pedreira, Val-de Cans, Nazaré e Maguarí.
Em todas as entregas Gabi Amarantos participou, e fez pocket show na casa de cada cliente.
Ainda resta a entrega de um caminhão em Santarém e da casa mobiliada com carro na garagem em Macapá, que ocorrerá no próximo mês.


HUT - A Pizza Hut fechou negócio com o shopping do Grupo Leolar em Marabá. Também abre loja dentro de 15 dias em Terezina, e em São Luiz até o final do ano.

FGR - A avenida Boulevard do empreendimento da FGR já começou a ser aberta. Serão 7 condomínios e o primeiro é o Coimbra, que já está em obras. Inclusive, o pórtico em frente a BR começou a ser erguido.

SMART - O lançamento da Marko e da Quality na Antônio Barreto já tem 98 unidades vendidas, de um total de 150. Sucesso total.

NA 14 - A Marko Engenharia lança daqui há dois meses na 14 de março com a Boaventura, um novo empreendimento com apartamentos de 140 metros.

MIRITI - Programado para ser entregue no final de maio, o Miriti lá na BR já está com 50% das ruas asfaltadas, salão social e trapiche quase prontos, e em março haverá evento para mostrar aos clientes como está o condomínio. Novidade; a Marko lança 5 tipos de plantas para quem quiser contratar a empresa para construir sua casa por lá.

PARCERIA - O primeiro empreendimento em parceria da Cyrela com a Direcional será na Mário Covas, esquina da Augusto Montenegro, onde hoje tem um stand de venda e um grande tapume com a logo da Direcional.

FÓRUM - A Arteplan foi a responsável pela elogiada obra do Fórum de Marabá, entregue esses dias. São 4 blocos e 4 mil metros, com a presença de toda cúpula do Tribunal de Justiça.

PELÉ – Em março encerra as matrículas para o horário livre na Pelé Club. O mesmo grupo também estuda abrir uma academia em São Luiz.

ALPHAVILLE - Em maio a marina do Alphaville em Outeiro começa a funcionar. Também deverá ser neste mês o lançamento dos lotes remanascentes da segunda fase e a terceira fase.

CENTRO COMERCIAL - A Gafisa comprou a área da Nordisk na Augusto Montenegro e por lá vai construir novo empreendimento em parceria com a Tenda. Centro comercial na frente com assinatura da Gafisa e blocos residenciais com assinatura da Tenda.

NA GENERALÍSSIMO - Será na Generalíssimo entre Pariquis e Mundurucus, o novo lançamento da Leal Moreira/Agre. Apartamentos de 58 e 79 metros quadrados, com 2 e 3 quartos e possibilidade de suíte. Para maio.

ORÉGANO - A Orégano café-crepe-lanches que fica na Av. Bráz de Aguiar, é a 1º casa especializada em crepes da cidade. O lugar anda cheio todos os dias, e é uma boa pedida para quem gosta de ser bem atendido e comer bem.

OCRIM – O biscoito cream cracker trigolino é produzido pela máquina mais moderna do Brasil e que compõe o parque industrial da Ocrim. A máquina é de tecnologia austríaca e produz 4 mil kg de biscoito por hora.

ESCALPELAMENTO - As vítimas de escalpelamento no Pará agora já contam com uma sede própria em Belém, da Organização Não Governamental dos Ribeirinhos Vitimas de Acidentes de Motor (Orvam).

ESCALPELAMENTO I - A sede erguida em tempo recorde de 12 dias pelo Programa do Gugu, da TV Record, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, que além de ter doado o terreno de 140 m², disponibilizou maquinário, auxilio no sistema de drenagem e retirou os entulhos da construção. A inauguração e o processo de construção será exibido no programa do Gugu.

PROJETO – Está em fase de aprovação, o projeto que Wilson Oliveira da Aspeb Benefícios está prestes a realizar. Ele quer construir um edifício de salas comerciais destinadas para locação.

FÉRIAS – Mauro Corrêa, Diretor Comercial do Grupo Nazaré, tirou 15 dias de férias com a família. Eles embarcam em um cruzeiro para a Argentina e o Uruguai.

FÉRIAS I – Falando em férias, Alaci Corrêa e a esposa Neuza, embarcam em abril para São Paulo. Vão curtir o novo apartamento que compraram no Auto da Boa Vista.

RECURSOS - A Diretoria da Festa de Nazaré já está em busca de recursos para realizar a maior festa religiosa do mundo. O “Projeto Patrocinador Oficial” está aberto e este ano pretende atingir, no mínimo, 25 cotas para patrocinador e outras 25 para apoiador. A campanha acaba de começar, mas várias empresas já confirmaram seu patrocínio, como Unimed Belém, Bradesco, Delta Gráfica e Editora, Assemb e Imerys Rio Capim Caulim.

ENFERMAGEM - Começou neste final de semana as aulas da pós-graduação em Enfermagem Pediátrica e Neonatal do CPós/Esamaz. O curso, que é coordenado pelo professor Antônio de Pádua, garante dupla especialidade em apenas um curso de pós. Ainda há vagas.

WORKSHOP - Na última sexta-feira e sábado, ocorreu um seminário em Paragominas para discutir o atual momento da legislação ambiental no município, e novas propostas para modernização dessas leis. A proposta foi elaborada pelos advogados Justiniano Netto e Estela de Souza, consultores contratados pelo Imazon para o trabalho.

GRÃO - A Casa da Fraternidade, asilo que cuida de cerca de 40 idosos, é um dos projetos beneficentes da Grande Loja do Estado do Pará em Castanhal, cidade que concedeu ao GM José Nazareno Nogueira Lima, o título de cidadão Castanhalense, na última quinta-feira, na Câmara Municipal, em reconhecimento aos serviços filantrópicos da entidade naquele município.

CÂNCER - O Serviço de Oncohematologia do HSM está se tornando referência para tratamento do câncer hematológico no Pará. No hospital são realizados todos os procedimentos para diagnóstico das doenças onco-hematológicas (câncer do sangue), além de procedimentos de quimioterapia e radioterapia para tratamento das patologias. Assim, com tecnologia de ponta, atendimento humanizado e médicos altamente qualificados, o HSM oferece aos pacientes conforto e tecnologia para um tratamento seguro e eficaz.

BAIXO RISCO - Embora Paragominas seja considerada pelo Ministério da Saúde uma área de baixo risco da dengue, a Prefeitura local já arregaçou as mangas e intensificou os trabalhos de combate, contratando novos agentes e comprando o famoso “fumacê” para borrifar em áreas de maior risco.

CINE - O Unique Shopping Parauapebas acaba de confirmar sua parceria com a Circuito Cinemas, conceituada empresa que instalará quatro salas stadium de última geração e com som digital, sendo uma em 3D, dentro do centro de compras.

DESABRIGADOS - A Minds English School montou um posto de arrecadação da Cruz Vermelha, em prol dos desabrigados das regiões serranas do Rio de Janeiro. Você pode contribuir, doando roupas de frio, leite em pó, alimentos não perecíveis, remédios, fraldas descartáveis e artigos de limpeza pessoal.

PRIME - Maurício Azevedo abriu a Prime, oferecendo consultoria executiva e personalizada, a quem desejar vender ou adquirir imóveis de alto padrão. Em sua carteira, Maurício já conta com uma clientela que inclui Farmácias Big Ben, Marko Engenharia, Quality Engenharia, Supermercados Nazaré e outros clientes de peso.

CHÃO - Moradores da Comunidade "Unidos Venceremos", no bairro da Pedreira, foram beneficiados com títulos de Concessão de Direito de Uso Real (CDUR) de suas terras. No último sábado (29), cerca de 1.200 moradores receberam a garantia de posse de suas habitações. A entrega dos títulos de concessão é resultado do trabalho desenvolvido pelo Programa Chão Legal da Prefeitura de Belém, executado pela Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem).

CHÃO I - O Chão Legal já é considerado um dos maiores projetos de regularização fundiária do Estado do Pará. O título, além do direito de posse da moradia, proporciona ao proprietário da terra acesso às linhas de financiamentos e o registro de seu imóvel.

POSSE - Dia 4 de fevereiro, Asdrubal Mendes Bentes toma posse e assume a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq). O evento será realizado na sede da Sepaq. Eleito Deputado Federal pelo PMDB, Asdrubal passará os próximos dias em Brasília, para que possa ser empossado na Câmara dos Deputados e, enfim, pedir licença para assumir a Sepaq.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Ministra Ideli Salvatti da Pesca, quer moralizar o Seguro Defeso. Duvido muito. O Pará é o Estado com maior numero de fraudes, promovidas pelos deputados Chico da Pesca e Miriquinho Batista do PT, que vão continuar indicando as pessoas responsáveis pela liberação das carteirinhas de pescador. Quem pode acreditar que em Brasília ninguém sabia oqueacontecia no Pará ou nos outros Estados já que existe o controle na Sede?