28 de jan. de 2011

Referência.


O projeto arquitetônico da Estação das Docas, cartão postal de Belém, ganhou destaque no blog Rio, Régua e Compasso, hospedado no site do jornal O Globo. Com o tema "De Belém para o Rio", o artigo publicado nesta quinta-feira (27) mostra que o trabalho de revitalização da área portuária da capital paraense, coordenado pelo arquiteto Paulo Chaves Fernandes, atual secretário de Estado de Cultura, poderia servir como inspiração para a região portuária da cidade do Rio de Janeiro, que é uma das subsedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
O jornalista Rogério Daflon, um dos autores do blog, afirma que o modelo adotado na Estação das Docas pode contribuir para a construção de instalações olímpicas na região portuária do Rio.
No blog, Paulo Chaves conta detalhes sobre o processo de construção da Estação das Docas, destacando desde as dificuldades que enfrentou até o sucesso do projeto, que depois de concluído deu à população uma imensa janela para a Baía do Guajará, que banha a capital paraense, tornando-se um ponto obrigatório do turismo na cidade, gerando renda e empregos, e contribuindo para elevar a autoestima dos paraenses.

A matéria completa está disponível no site: http://oglobo.globo.com/blogs/rioreguaecompasso

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DE COMUNICAÇÃO - SECOM

4 comentários:

João disse...

Faltou só vc dizer bacana que o Paulo Chaves copiou o projeto da estação das docas, do Puerto Madero em Buenos Aires.

Anônimo disse...

Todos que conhecem Buenos Aires na Argentina, sabem muito bem que a Estação das Docas é uma cópia do logradouro argentino denominado "Puerto Madero". Na época em que era secretário Paulo Chaves passou cerca de 02 (dois)em Buenos Aires (hotel 5 estrelas), por conta do Governo do Estado, é claro, copiando detalhes do ponto turístico dos "hermanos". Adoro a Estação das Docas, porém não podemos ficar enaltecendo o Sr. Paulo Chaves que não passa de um aproveitador.

Anônimo disse...

PC nada mais é do que um profundo habituè no uso do CTRL + C e CTRL + V, pois de arquitetura ele pouco ou nada entende ...tive o desprazer de conhecê-lo no curso de arquitetura da UFPA, onde ele era um turista pois pouco ia as aulas, era um péssimo aluno, foi um péssimo professor, é um pífio arquiteto , porém surfa para "aparecer" no governo tucano, "colando" projeto dos outros. arquiteto é Milton Monte e alguns outros bons arquitetos...PC! é uma farsa!

Anônimo disse...

Conheço Puerto Madero.
Não tem quase nada a ver com a nossa Estação que, por sinal, é muito mais aprazível e bonita, sendo um pouco menor em área.

estão falando aqui só por ouvir dizer.