As OS foram criadas pelos tucanos e aprimoradas pelos petistas.
Hangar, Estação das Docas, Mangal, Hospital Metropolitano,tudo gerido por OS.
Jatene podia dar um basta nesse ninho de pouca informação e repassar esses espaços para serem administrados por funcionários públicos, já que foram construídos com dinheiro público - o nosso.
Mas vai fazer ?
Duvido.
Criticar as OS do governo passado, ou do governo anterior, ou do que está por entrar virou moda, mas vão mudar, vão acabar com as OS ?
Deveriam, assim os hospitais iriam para a Secretaria de Saúde, o Hangar e Estação para a Paratur, ou uma nova secretaria de turismo, e a coisa ficava mais transparente.
Na verdade a concepção das OS é que dão margem a dúvidas na forma com que são geridas.
Não é essa ou aquela pessoa gerindo uma OS que fará a diferença, é mesmo a concepção delas que dão margem a uma forma de gerir, digamos, não tão clara.
De nada adianta mudar as pessoas, se precisa mesmo mudar a forma de gestão.
E ter coragem para mudar.
Jatene sabe como fazer, é um homem preparado.
E sabe que as OS já provocaram criticas suficientes para terem sua atuação extinta no estado.
Se vai fazer, se vai mudar, aí são outros quinhentos.
Mas poderia ao menos, repensar o assunto.
6 comentários:
Discordo de voce Marcelo. O que falta é fiscalizar melhor as OS. As OS conseguem muitas vezes desburocratizar a gestão dos hospitais por exemplo. Quer um exemplo prático Marcelo? Visite o hospital regional de Santarém e veja a qualidade do serviço oferecido lá. Além disso seria imposssivel levar médicos especialistas para morarem em Altamira, Santarém, Breves etc se não fosse oferecido um salário razoável, algo impossível no sistema público devido a isonomia salarial. Acho que em alguns casos falta participação principalmente dos comitês gestores, ferramenta fundamental na aplicação dos recursos públicos via OS e salvo engano instrumento obrigatório no contrato com estas
Como um profissional de informação como vc pode postar algo assim;
A "Org.Sociais" não são invenção
da SOCIAL DEMOCRACIA, e sim norma
capital de gestão.
Agora se as OS que atuam no Estado
não correspondem aos principios de equidade administrativa e "tiram" mais do que oferecem ao povo..aí
sim como vc diz?' são ouuuutros
quinhentos.
Deve-se buscar sempre a qualidade de Gestão e não desviar do foco por
causa de "alguns".
Vamos em frente Governador!!!
E a Jooooana é sua amiga!"!!
Um primor de gerenciamente quando
tinha a pauta de interesse no
Hangar!!
OOOO Bacana..não dá pra viver o
tempo pulando amareilnha!
Caro Marcelo,
para mim, um cara bacana.
Pois bem, partindo do conceito que possui de sua pessoa - bem intencionado, sugiro que se aprofunde a respeito dos resultados que uma OS idônea e bem administrada traz para a sociedade.
Aproveito ainda para é quase que impossível, com o modelo de gestão pública que hoje vivemos, colocar para funcionar um hospital de alta complexidade em Santarém, ou, imagine, nos demais municípios paraenses.
Um dos exemplos que posso citar para me fazer entender, é o da mão de obra qualificada. Segundo a lei vigente, um médico tem que ganhar o mesmo salário, independente se na capital ou no interior mais distante.
Assim sendo, imagine para um gestor público, colocar um traumatologista ou um neurocirurgião, por R$1600,00 (fora os descontos) no Metropolitano. Ah, já é muito difícil. Imagine, agora ,em Santarém,ou ainda, em Tailândia . Isso é, praticamente, Impossível.
Agora, realmente, alguns casos, devem ser revistos sim, como por exemplo, o Hangar, onde uma OS, sem comprovação de serviços prestados a comunidade , criada só para a secretária pessoal da governadora, controlar ,fazer o que quiser – verdadeiros absurdos, como este último milionário Natal do Hangar- sem planejamento e licitações .
No mais, caro Marcelo, ratifico que existem inúmeras outras peculiaridades que devem ser conhecidas.
Ass. Guilherme Mendes - aluno de MBA-FGV
BACANA, VOCE TEM RAZAO , AS OSS PRECISAM SER REVISTAS, MESMO COM RECURSOS SUFICIENTES PARA GERIR MUITO BEM UM HOSPITAL, DEIXAM SUCATEAR ,POR EXEMPLO O IDESMA QUE DEIXA OS FUNCIONARIOS DO HOSPITAL METROPOLITANO, COM AR CONDICIONADO QUEBRADO, PEDINDO PARA OS MEDICOS FAZEREM COLETA PARA COMPRAR AR CONDICIONADO PARA O ESTAR MEDICO, SEM FALAR EM OUTROS SETORES
As OS são também ONGs? No caso das ONGs eu não tenho dúvida: tem que cortar rente toda e qualquer verba pública, pois se elas são "não governamentais", por quê cargas dágua elas só vivem mamando nas tetas do(s) governo(s)?
Postar um comentário