2 de mar. de 2011

Hydro assume operação no Pará

Uma comitiva formada pela alta direção da Norsk Hydro ASA (Hydro) chegou ao Pará, ontem (01/03), para conhecer as operações e os empregados diretos e indiretos da Alunorte (Alumina do Norte do Brasil S.A), Albras (Alumínio Brasileiro S.A.) e refinaria de alumina CAP. A apresentação oficial da diretoria foi feita para cerca de duas mil pessoas, em evento no Cabana Clube, seguido de visita às plantas industriais das três empresas. Depois da agenda em Barcarena, foi realizada audiência com o governador Simão Jatene, no Palácio dos Despachos, em Belém. Programação semelhante de interação com os diversos públicos de relacionamento da Hydro ocorrerá, nesta quarta-feira (02), em Paragominas, onde o grupo visitará a mina de bauxita.



Ao assumir as operações da cadeia de alumínio no Estado, a Hydro soma ao seu time quase quatro mil empregados. A visão de futuro da empresa foi destacada pelo diretor industrial da Alunorte, Daryush Khoshneviss. “Temos um futuro promissor pela frente para continuarmos fornecendo uma alumina de qualidade ao mundo, agora controlados pela Hydro, o que nos deixa muito orgulhoso”, acrescentou. Para o diretor industrial da Albras, Luis Jorge Nunes, “fazer parte da Hydro é participar de uma grande empresa global de alumínio”.



Após a apresentação aos empregados, a diretoria da Hydro percorreu as fábricas da Alunorte, Albras e a refinaria de alumina CAP. Na Alunorte, Svein Richard Brandtzæg recebeu representantes de localidades de Barcarena, de sindicatos de trabalhadores, de projetos sociais e autoridades. “Um dos nossos objetivos é contribuir para uma sociedade mais viável, por isso essa apresentação que mostra que temos a ideologia de manter um diálogo aberto e transparente”, ressaltou.



Para o prefeito João Carlos Dias, a visita da diretoria mostra a seu engajamento nas questões sociais em regiões onde atua. “Esperamos manter o bom relacionamento com as empresas. A preocupação de chamar a sociedade para juntos procurarmos soluções é a prova de parceria para o desenvolvimento da comunidade local”, explicou. A coordenadora da Cooperativa de Serviços Agroflorestais e Industriais (Coopsai), Vera Germano, se entusiasma com as possibilidades de parcerias. “A Hydro tem um histórico de responsabilidade social em projetos realizados por meio da Alunorte, por exemplo. Então sabemos que a empresa é muito comprometida com esse papel, e nos coloca novos desafios”, observou. A Cooperativa já desenvolve projetos de geração de renda, com o apoio da Albras.



Boas-vindas -“A transferência das ações foram concluídas nesta segunda (28/02) e isso significa que a Hydro é uma empresa norueguesa e brasileira. E temos muitas coisas em comum entre a Noruega e o Brasil, como a natureza, o gosto pelo futebol e a base para o desenvolvimento da cadeia do alumínio. Por isso, desejo as boas-vindas da Hydro (aos empregados diretos e das contratadas) e que, com a sua competência e experiência, juntos nos tornaremos líderes na produção mundial de alumínio.”, disse o presidente e CEO da Hydro, Svein Richard Brandtzæg, durante o evento.



“Agora todos fazem parte do negócio central da Hydro, referência na indústria do alumínio, junto com o jeito Hydro de ser, que desenvolve os valores de respeito, determinação, cooperação, visa e coragem”, acrescentou o vice-presidente executivo, Johnny Undeli, que dirigirá os novos negócios de Bauxita e Alumina da Hydro, no escritório da empresa no Rio de Janeiro.



Agenda – Na audiência no Palácio dos Despachos, o governador Simão Jatene ressaltou a importância de parcerias entre o Governo e as empresas para vencer os desafios do Estado – a redução da pobreza e das desigualdades, de forma sustentável. “O Pará, que é conhecido e sabido por conta de suas riquezas, e tem a melhor capacidade de receber as pessoas, e tem um enorme carinho, tenho certeza que a Hydro chega movida por esse princípio e queremos ter na nova empresa uma parceria que faça bons negócios. Tenho certeza que o fará, contribuindo para uma sociedade mais rica, não só financeiramente, mas feliz”, afirmou. Também participaram da reunião os secretários de Estado de Governo, Sérgio Leão; e de Projetos Estratégicos, Sidney Rosa; e o secretário adjunto de Projetos Estratégicos, David Leal.

Nenhum comentário: