18 de abr. de 2011

Priante apresenta projeto para BR-316



Os engarrafamentos quilométricos na BR-316, no trecho Belém-Ananindeua- Benevides, podem estar com os dias contados. É que o deputado federal José Priante (PMDB), na semana passada, levou ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, uma idéia revolucionária: a construção de duas rodovias paralelas à BR-316, que passariam a ser novas rotas alternativas para desafogar o trânsito na Região Metropolitana de Belém. O ministro gostou tanto da idéia que imediatamente mandou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Denit) elaborar os projetos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do empreendimento, além do projeto executivo rodoviário. O ministro considerou que o empreendimento é viável e que se encaixaria dentro do orçamento e das metas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da presidenta Dilma Rousseff.


O traçado das Vias Expressas


A proposta levada por Priante prevê a construção de duas rodovias, por enquanto batizadas de Via Expressa Norte e Via Expressa Sul. Cada rodovia teria 25 quilômetros de extensão, pistas duplas, ciclovias, ficariam a 4 quilômetros distantes do traçado atual da BR-316 e envolveriam as cidades da Região Metropolitana de Belém.

A Via Expressa Norte seria construída entre Benfica e o Terminal Portuário de Outeiro (Porto da Sotave), passando pelos distritos industriais de Icoaraci e Ananindeua. Essa via, segundo Priante, além de descongestionar o trânsito na região do Entroncamento, passaria a ser a principal rota de acesso de caminhões de carga ao Porto da Sotave. Com isso, esse terminal pode ser viabilizado como o maior complexo portuário de Belém.

Já a Via Expressa Sul seria construída entre Benevides e a Avenida Perimetral, em Belém, chegando às proximidades da Subestação da Eletronorte no bairro do Guamá. Essa via abriria uma nova rota de acesso a bairros com grande número de moradores, como Guamá, Jurunas, Terra Firme e Condor. Facilitaria também o acesso à Universidade Federal do Pará, à Universidade Federal Rural, à Embrapa e aos pequenos portos daquela região. E mais: a Via Expressa Sul seria interligada à Alça Viária, ampliando as rotas de tráfego aos motoristas.


Impacto no trânsito


No ano passado, estudo do próprio DNIT revelou que o trecho urbano da BR-316 é o mais perigoso entre todas as rodovias federais do país. Diariamente circulam naquele trecho mais de 50 mil veículos, entre automóveis, ônibus, vans, caminhões, carretas, tratores e até carroças. Como só existe uma rota rodoviária para entrar ou sair de Belém, todos os dias acontecem engarrafamentos quilométricos naquele trecho, infernizando a vida de milhões de motoristas, passageiros e moradores da região. “Nossa idéia é acabar definitivamente com o caos no trânsito da BR-316”, defende Priante. As Vias Expressas, segundo o deputado, retirariam diariamente de circulação pelo menos 70% dos veículos que trafegam por ali. “São mais de 35 mil veículos que sairiam da BR-316 e passariam a circular pelas Vias Expressas, descongestionando totalmente o trânsito na entrada e saída de Belém”, prevê Priante. “Ao retirarmos centenas de veículos pesados das principais vias de acesso à cidade o trânsito de Belém certamente dará um grande salto de qualidade”. Priante esclareceu que recorreu ao Ministério dos Transportes porque a BR-316 é uma rodovia federal, portanto, está sob a jurisdição daquela pasta. “É competência do Ministério dos Transportes solucionar problemas que afetam as zonas urbanas das rodovias federais, como vem fazendo em outras capitais, a exemplo do Arco Rodoviário do Rio de Janeiro, do Rodoanel de São Paulo e da Via Expressa do Porto de Salvador”, explicou Priante. Essas experiências, aliás, serviram de modelo ao deputado para propor a construção das Vias Expressas de Belém. Prazo e verbas Ainda não dá para estimar em quanto tempo as Vias Expressas de Belém serão construídas nem o custo das obras. “Isso quem vai dizer é o DNIT após a conclusão dos projetos determinados pelo ministro”, esclareceu Priante, acrescentando que Alfredo Nascimento encampou a idéia porque “não se trata de uma obra faraônica, de difícil execução ou de grande complexidade técnica”. As novas vias não são de grande extensão (apenas 25 km cada trecho), não vão passar por áreas de elevada ocupação urbana (o que reduz os gastos com eventuais desapropriações), tem impacto positivo na melhoria do trânsito e na economia dos municípios atingidos e, segundo Priante, certamente “contará com o apoio do governador Simão Jatene”.

14 comentários:

Anônimo disse...

É rezar pra ser aprovado e também pra sair do papel. Porque uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, ainda mais se tratando do nosso velho e bom Pará e de nossos "grandes políticos". Pago pra ver!

Anônimo disse...

Plin-Chen- Plin !

Anônimo disse...

enfim, um político com visão de futuro e com cacife para trazer os recursos de que tanto o Pará necessita para se desenvolver. Muito ao contrário do prefeito predador chamado Duciomar, cuja incompetência é contagiosa para Belém e seus cofres públicos. Meus cumprimentos ao Priante pela feliz proposta. Tomara que ela não fique apenas no papel.

Anônimo disse...

Bela iniciativa do Priante, mas sinto q é mais uma conversa pra boi dormir!

Anônimo disse...

Êta corrida eleitoral 2012..... seria perfeito se esse teatro todo se transformasse em realidade.

Obs: O fotógrafo não avisou o deputado Priante e ele saiu todo desengonçado na foto.

Anônimo disse...

O Priante está com uma vontade incrível de ter pra si essa prefeitura de Belém...rsrsrs...

Anônimo disse...

Vai ter o mesmo destino da duplicação da BR (que era o sonho de todo mundo), vão encher de lombadas, semáforos e outros entraves para frear nossos motoristas deseducados...

Anônimo disse...

parabéns Deputado Priante que essa obra saia pq isso será de grande valia pro noso estado.

Anônimo disse...

pra quando mesmo mano? 2030? 2040? 2050? ai, será que estaremos vivos...???

Anônimo disse...

Tá jogando prá platéia. Duvido que isso se materialize...Mesmo porque, os nossos representantes na Câmara e no Senado são fraquíssimos e não têm cacife político. Deveriam se espelhar pelos representantes do vizinho Amazonas. Dá gosto em vêlos nas Tvs Câmara e Senado defendendo aguerridamente os interesses daquele Estado.

Carlos Costa disse...

O problema de Belém é esse: a baixa autoestima. Normal. Com prefeitos como o Dudu não dá para acreditar em mais nada. Mas, pera lá. Será que todos são iguais ao Dudu? Acho que não. Por isso, em vez de ficar torcendo contra, vou torcer para dar certo. Melhor: vou cobrar do Priante, do ministro, do papa. Se nçao de certo, a vou dar razão ao Amzonino:´"É paraense, tá explicado!".

Carlos Costa disse...

O problema de Belém é esse: a baixa estima. Também pudera: com um prefeito da qualidade (qualidade?) do Dudu, ninguém acredita em mais ninguém. MAs pera lá. Nem todo político é igal, nem todo eleitor tem tanta baixa estima. Em vez de torcer conbtra, prefiro torcer a favor. eu quero Belém melhor. Vou cobrar do Priante, do ministro, da Dilma, do papa. Se não der certo, mudo pra Manaus. Pelo menos lá o prefeito não precisa fingir que não gosta de paraense.

Anônimo disse...

Bacana , diz pro Mauro deixar asm pessoas falarem. Ele interrompe tudo.Aí fica dificíl.

Anônimo disse...

Estou preocupado com o senário poliico de Belém: VEJA SÓ: o Edmilsom,voltou de Portugal, pra pegar mais grana e terminar o hotel que possui nos ares portugueses. Lembro quando Ed. era Prefeito, um dos seus secretários, construiu em icoraci,uma estrela de concreto de 1 metro, que custou para os cofres da PMB, 56.000. Depois acabou com a escola Bosque, e o Liceu de Artes. Sua irmã Odilene, era advogada da Fumbel, nepotismo sabe, deu uma surra em sua exmulher, que hoje e assessora do Pioneiro, usou a estrategia do Lula: ENGANAR OS MENOS FAVORECIDOS, que são a maioria.
Então num acordo entre Lula e Dudu,nada foi a tona, repasse lembra? Bacana o Ed, quer,por que quer, a CPI,na Alepa, prá se tornar visível, como o Jordy,naquela onde de Pedofilia, que deu certo,devido o povo demagogo, que somos. Quem não sabe que o Jordy, curtí com a sobrinha do Pimentel (batil), que tinha apenas 14 anos, agora ja é de maior, quem não sabe que o Jordy,ficava com os vales alimentação de seus fúncionários. Meus amigos..., vamos analizar quem vamos colocar nesta prefeitura, o que ele fez e pode fazer, vamos ver quem o apoia, qual a coligação sera melhor para o povo, vamos parar de eleger saldores de Pátria, olhe Belem como está.
Desculpem...,esquecí do Priante,mas não sei se o mesmo sera candidato. Ja ouví falar que o Jader, ja está tramando mais uma pegadinha com Priante, e acredito. Em duas eleições não foi diferente. Mas quem sera que ele (Jader) vai apoiar em Belém: Pioneiro, Sergio Pimentel, Edimilsom, como o fez contra a sua ex- Elcione, ou fará algum acordo.

Bem...Belém está aí: FEIA, SUJA, CHEIA DE MENDIGOS NAS RUAS, TRANSITO CAOTICO,SEM PREFEITO, COM UM GOVERNADOR, QUE ESTÁ MAIS PREOCUPADO EM SE DEFENDER COM TUDO QUE VEM ACONTECENDO, e nós simples moradores, como ficamos. Amigo eu votei no Priante, contra o Dudu, que era meu vizinho, e não me arependo,mas agora não sei em quem votar. CadÊ o processo de cassação do TRE, os Juizes, quardaram no armário mas uma vez, ou vão arquivar devido o correio custar a entregar.




Adailsom Pimentel