9 de mar. de 2011

SOS saúde

Milhões de denuncias chegam ao blog sobre a situação da saúde em Tucuruí.
Dizem que o Hospital Municipal foi desativado, sendo repassado para o espaço do Hospital Regional todas suas funções, e esse não estaria dando conta do recado.
Outro problema se dá com a falta de medicamentos, partindo dos mais básicos.
As denúncias são tantas e tão graves que podemos dizer que a saúde já está internada na UTI por lá, e a máquina do oxigênio está para pifar.

21 comentários:

Anônimo disse...

Em Tailândia foi construido um hospital novo, mas no apagar das luzes a Ana Júlia inaugurou nas coxas. No inicio do ano o mesmo foi fechado sem a menor satisfação dada a população que sofre nas ambulâncias sucateadas nesta PA.
O povo não tem pra quem recorrer, o prefeito não sabe pra que foi eleito, os vereadores só querem saber de dividir o repasse que vai para a Câmara. No dia 03 de março depusseram a atual Presidente só pq ela se recusou a continuar com a patifaria.
Quem esta na UTI mesmo é Tailândia.

Anônimo disse...

Realmente bacana aqui em tucurui esta um caos. Enquanto o prefeito faz uma bonita festa de carnaval gastando mais de um milhão de reais. A saúde do municipio esta na uti, aqui nós não temos um pronto socoorro, nos postos de suade não tem medico e nem remedios. Quem paga o pato é o hospital regional de tucurui que alem de atender as cidades vizinhas tem que atender a saude basica do municipio e tambem a maternidade que já esta dentro do hospital municipal. Este não é o perfil do HRT. E ainda tem o Jordy que é do mesmo partido do sancler brigando com o governador para que o sancler indique o diretor do HRT> Isto é um absurdo o cara não esta dando conta do municipio, quanto mais do HRT. Jatene você é um cara inteligente votei em vc porque acredito na sua competencia, mais tome uma posição não deixe este prefeito fazer o que esta fazendo.

Anônimo disse...

Bacana, para qual email posso te enviar uma mensagem. Charles

Anônimo disse...

Meu amigo Bacana,

è verdade a saude do municipio faz tempo que está na UTI e o oxigenio está para pifar, a situação está caotica, não existe imprenssa aqui para denunciar, estão todos na folha de pagamento da Prefeitura, as unica solução mesmo é denunciar nos blog's da capital pra ver se olham pra cá...
Obrigada Bacana

Anônimo disse...

Olhe em Tucuruí não tem fumace para combater a dengue e nem Paracetamou nos posto de saude que é primordial para que tem dengue e o indice em Tucuruí está grande Bacana!!

Anônimo disse...

O Sr Edmilson Mezzomo de Breu Branco, está com suspeita de dengue hemorragica no Hospital Regional de Tucuruí, não sabemos se confirmou o exame, e se for onde vão coloca-lo para não contaminar as outras penssoas, se lá está congestionado de pessoas.
Se o mosquito picar ele e depois for para outras pessoas que estão lá, o Estado vai se dar mal, pelo escandalo que vai ter por lá.
Ta feio Tucuruí...

Anônimo disse...

Olha Bacana, cuidado com tuas críticas descabidas. Depois estás atrás do Prefeito, que tem bala mesmo, pra bancar tuas publicações mediocres.

Anônimo disse...

e ainda dizem que o Sr. Charles Tocantins é competente , conhecedor de Sus, pura lorota, esse Sr.não sabe administrar nada, passou todo o governo AJ e não fez nada, só politica pessoal., e ainda querem eleger esse SR. para COSEMS

Anônimo disse...

Vilma Silva disse...

Fazer propagandas com Obras Federais é facil, mas não ajuda em nada nosso Municipio, se não funciona nada aqui em pratica digo.
Relatar aqui o Sr charles Tocantins o que ainda vai colocar em pratica é muito facil, mas conveniamos Sr Charles, sei que o Senhor só está desde Janeiro de 2011, mas não isenta as responsabilidades do Sr Prefeito Sancler, que já está no poder desde 2005, em nosso municipio do Governo do Claudio Furmam que era o Vice-Prefeito Sancler Ferreira, meu amigo nos moramos a mais de 40 anos e vemos governo entrendo e saindo e não muda nada na saude, e aqui estou falando especificamente da saude de nosso municipio, que está uma merda, Sancler deixou Sr Enilda Santos 2 anos como Secretaria de Saude do Municipio, será que ele era tão cego assim que não enxergou que ela não tinha nenhuma possibildade ser gestora de Saude, como ele mesmo diz que é um Prefeito que sabe fazer gestão, sinto muito Sr. Charles Tocantins, pense bem em cima deste discurso lindo que o Senhor fez para tampar o sol com a peneira, não rasgue sedas para o Sr Prefeito Sancler, porque aqui em Tucuruí não cola mais não, se voce ouviu a radio sabado no Programa do João Marques, deve ter sintindo ali que o seu comprometimento com população não esta valendo de nada, a audiencia do Programa inexistiu, não houve, ele está tão desacreditado que não está convencendo mais a população, olhe o povo não é mais bobo meu amigo, não o conheço Charles Tocantins mas analise melhor seus comentarios de um Municipio jogado a sua propria sorte, porque é isso a real situação, "UMA MERDA", este é um desabafo de um cidadão que não precisa da Saude Público do meu Municipio, mas me solidarizo com está população tão sofrida amigo, e voce por não conhecer o real de muitos anos de mal gestão do dinheiro público, seja até inocente no rico comentario e mentiroso, porque acho que ai teve um pouco da assessorio do Sr Prefito Sancler Ferreira.
Obrigada pela sua atenção senhora Franssinete, em nosso municipio, aqui não existe nenhum poder afavor do povo, a não do Prefeito Sancler.
Descupe pelas linhas escrito erradas mas é um simples desabafo de anos de gestores fraudolentos que nós vemos passar em Tucuruí. "Já chega isso tem que mudar o Pobre não precisa só de cestas basicas, dinheiro, remedios, medicos somente na época que antecendem as Eleições Municipais" "ABRAM OS OLHOS POPULAÇÃO"

marcilio disse...

Na proxima campanha p prefeito tudo sera resovildo,nao so qto saude mas tambem seguranca e educacao.Apos as eleiocoes qm viver nao verá.Sao promessas de todos politicos q nao passam de promessas.É uma vergonha nacional em todas as esferas ou seja federal,estadual,municipal.arangendo presidente,governadores,senadores,deputados(fed.est)vereadores e se4cretarios e mais alguem q os cecam

marcilio disse...

Na proxima campanha p prefeito tudo sera resovildo,nao so qto saude mas tambem seguranca e educacao.Apos as eleiocoes qm viver nao verá.Sao promessas de todos politicos q nao passam de promessas.É uma vergonha nacional em todas as esferas ou seja federal,estadual,municipal.arangendo presidente,governadores,senadores,deputados(fed.est)vereadores e se4cretarios e mais alguem q os cecam

Anônimo disse...

Boa tarde,

Agora mesmo no Programa de Radio Fm em Tucuruí que passa as 12:00h, a mãe de um detento pediu socorro ao Juiz da Comarca de Tucuruí para salvar seu filho que estava com lesões infeccionadas precisando ser levado a um Hospital, correndo risco de vida o mesmo, falou-se neste momento sobre 1 detento do Presidio de Tucuruí, que está fazendo seus corativos no Hospital Regional, o próprio Major que é Diretor do Presidio confirmou.
Isto significa que a rede basica não funcona, sem querer eles mesmos confirmaram as denuncias distas sobre a saúde do municipio, como diz minha vó, onde a fumaça a fogo!

Anônimo disse...

Quero ver se a saúde agora em tucuruí não melhora, escolheram um cara muito bom na area da saúde pública, agora e dar apoio para que possa trabalhar, porque não adianta colocar um cara bom e nao deixar ele trabalhar.
Charles Tocantins, Boa sorte!

Anônimo disse...

Em Tucuruí, no Hospital Regional, Neste feriado de carnaval, um médico de nome Jesus Baia se multiplicou por cinco.
Ele foi anestesista do HRT, foi também o segundo anestesista, foi também o anestesista da da maternidade do município, foi ainda intensivista ficando responsável pela uti e ainda foi o médico que atendeu no pronto socorro.
Será que ele conseguiu fazer tudo isso com um mínimo de segurança ou deixou serviços para traz e pacientes sem solução?
Mas recebeu todos os plantões que são pagos aos colegas e repassados.
O erário pagou e o paciente não recebeu os serviços, pelo menos a contento.

Anônimo disse...

ANALISANDO O QUE O DR. CHARLES TOCANTINS FALOU E FAZENDO COMENTÁRIOS NA FRANSSINETI

01- Charles Tocantes vamos ser realista e falar a realidade que se encontra a saúde de Tucurui que sempre teve vossa senhoria assessorando.

02- SAMU,- Convenho Ministério da Saúde e já era pra está pronto,pois os recursos tem muito tempo que já entrou nos cofres públicos do município, e o gestor dizendo ser só dele.(Parceria,federal,municipal,estadual),ainda usando a população dos municípios vizinhos para conseguir,pois só os habitantes de Tucurui, não poderia é muito pouco,como determina o SUS,E preste atenção O SEU FUNCIONAMENTO Dr. Tem que ser como O SUS determina.não só ambulâncias.

03- UPA-,CONVENHO Ministério da Saúde e já era pra está pronto,pois os recursos tem muito tempo que já entrou nos cofres públicos do município, e o gestor dizendo ser só dele.(Parceria,federal,municipal,estadual)esqueceu Dr. Charles tem uma UPA (Marabá.)


04- CEO. Foi implantado no tempo do Dr. Luiz Nelson, onde foi uma emenda parlamenta da deputada Anne Pontes, já entregando o mandato de Dr. Adilsom, para o Dr. Luiz Nelson, que funcionou esse tempo todo no Jardim Mariluce, prédio próprio, agora só fez a mudança e alugou um prédio do amigo do ex deputado Deley,que o valor dele daria para,alugar um prédio, para, o PSF do jardim mariluce E SOBRAR, adequar o CEO ONDE ESTAVA. Não foi O senhor Sancler, o seu secretario adjunto sabe de tudo Dr. Charles, era na época pessoa de confiança do Dr. Adilsom.falta tudo,só esta com extração dentaria.


05- IML-Tucuruí, .(Parceria,Eletronorte ,municipal,estadual)
- Os médicos fizeram treinamento em Belém e o estado vai pagar os profissionais pelo o instituto IML de Belém, e o atendimento é Só básico, os serviços a serem prestado, resto vai continuar indo pra marabá.digo básica,só o medico que na realidade não são perito,só pra dar o atestado de óbito e não ficar esperando o dia todo,como fica no municipal, que ate fede.

06- Três novas unidade de saúde da família (Getat, Nova Conquista e Jardim Colorado), ilha, vila, foram aprovado na gestão do Dr. Luiz Nelson, e os recursos também caíram nos cofres públicos. Quanto o da nova conquista a deputada Anne Ponte foi que conseguiu recurso. Como também as ambulâncias, e por ser uma emenda da deputada Anne Pontes, o Luis Nelson mudou o projeto, não tem nem um recursos de PSF feito por Dr. Sancler, ate agora não temos conhecimento. Ele tem que implantar por que terá que devolver a SUS o recurso já recebido. Segundo fontes da secretaria de saúde, o município teria que devolver trezentos mil reais usados indevido. Não sou que digo os funcionários. é o Sancler era vice do Claudio.

07- Para não dizer que somos avessos as críticas, devemos instalar este mês o Comitê de Investigação de Morte Materna e Infantil (ainda não existente no Município) isso Sr. Com certeza quem sabe desta vez sair ,mais sabe por que Franssinete pois a morte da mulher e de crianças renascida ou morrem ao nascerem,de parto na maternidade municipal. Em pleno século XXI. Fez o senhor secretario pensar nisso,digo pensar,pois nos esperamos A ANOS.

Se denunciarmos no Ministério da Saúde, sobre os PSF, com certeza iria suspender os recursos, pois nem um PSF de Tucurui funciona como Determina O SUS, o principal médico que não tem. TEM, FALANDO Dr. Charles em remédio tem dia que não tem nem paracentamol.O fajuta pronto atendimento tem hora que nem medico tem e nem material.

SEJA REALISTA ESTA UM CAOS A SAÚDE, E O HOSPITAL FECHADO CONTINUA RECEBNDO OS RECURSOS E TU SABES, NÃO ESTA PRESTANDO OS ATENDIMENTO E PROCIDIMENTO QUE FORAM CEDRENCIADOS.

Quanto à sala de cirurgias, outra inverdade, pois funcionam as quatro salas quando a necessidade, mais nem uma foi feito por vossa senhoria ou prefeito. Imagina Franssinete,mais de 39 milhões em 2009 e em dois e dez mais 40milhoes. E quem sempre assessorou a saúde de Tucuruí foi vossa senhoria.

Anônimo disse...

A verdade sobre a UPA

O que o Prefeito Sancler diz ser a primeira parte do HMT (fala na rádio local), na verdade é a Unidade de Pronto Atendimento - UPA, para isso a Prefeitura de Tucuruí recebeu em Nov./2009 R$ 200.000,00 e Abril/2010 R$ 1.300.000,00 (fonte: Portal da Transparência) de um Total de R$ 2.000.000,00 do convênio com Ministério da Saúde, tendo como objeto a construção da estrutura física e compra de mobiliário, materiais e equipamentos, ficando o valor restante para ser transferido com o término da obra conforme Art. 4º, § 1º e 5º, Inciso III da Portaria GM 1.020/2009. Com o inicio do funcionamento da UPA o município de Tucuruí receberá mensalmente R$ 175.000,00 ( art. 7º, § 3º da Portaria GM nº 1.020 de 13 de maio de 2009) para financiamento da Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, incremento depositado direto na conta do Fundo Municipal de Saúde de Tucuruí. Convém informar que durante a audiência pública com o Ministério Público Estadual (ver ata da Audiência) o ex- secretário José Antonio informou, que a intenção do Prefeito Sancler com a inauguração a UPA é transferi a emergência do HMT para UPA e o ambulatório para o Hospital Regional de Tucuruí até a construção do Hospital Municipal de Tucuruí que ainda não foi se quer licitado.
Qual será o destino dado aos recursos economizados com o inicio da UPA e da transferência da maternidade e ambulatório para o HRT?

Anônimo disse...

Será que podemos dar credibilidade a alguém que escreve "convenho"?

Os convênios, caro anônimo das 10:37PM, são práticas passadas do ministério da Saúde.

Hoje, 90% dos recursos, são administrados fundo a fundo.

Anônimo disse...

BACANA

PIOR QUE TUCURUÍ ESTÁ A PEQUENA E QUASE ISOLADA, MAS MUITO CHARMOSA, mOCAJUBA.

O PREFEITO ROSIEL COSTA DO DEM RECEBEU 2.000.000 DE REAIS PARA O ASFALTO DE TRES BAIRROS(PRACHINHA, BAIRRO NOVO, MONTE ALEGRE) FEZ UMA LICITAÇÃO NAS COXAS QUE TEVE COMO VENCEDORA A POLO CONSTRUÇÕES, EM OUTUBRO ANTES DA ELEIÇÃO. E ATÉ AGORA O DINHEIRO SUMIU. ELE COLOCOU UM SELANTE EM UM DOS BAIRROS APENAS.

MAS SE FOSSE SÓ ISSO AINDA TAVA MAIS OU MENOS, ELE FEZ DA CIDADE E DE SEUS RECURSOS UMA FEIRA PRIVADA : MONTOU FORNECIMENTO DE CARNE (FECHANDO OS MATADOUROS; FORNECIMENTO DE CERVEJA (E AJA FAZER FESTA); FORNECIMENTO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO(LOBATO MATERIAIS); O SOGRO FORNECE ATRAVES DA DISTRIBUIDORA MELO; O CUCUNHADO, VEREADOR EDNILTON BRAGA ARRENDOU O POSTO BACURI E COLOCOU UM ALRANJA PARA RECEER O DINHEIRO; OUTRO VEREADOR E MENNTROR DA GESTÃO J´NIOR SABBÁ MONTOU OUTRO ESQUEMA JUNTO COM O PREEITO PARA FORNECER MERENDA... ENQUANTO ISSO, ANULARAM O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DOS PROFESSORES...

Anônimo disse...

o prefeito Sancler é realmente um perigo, e não apenas para seus adversários, como também e principalmente para seus "aliados".

Isso ficou provado na eleição para o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Consems), em que Sancler vai contra a indicação do Governador. Não existe limite para a ambição do Sancler, ele não hesita em passar por cima de qualquer um para atingir os seus objetivos, não importa quem seja e de que lado esteja.

Mestre em destruir reputações, Sancler destruiu os Furmans, está tentando destruir o Roquevam, agora está destruindo a biografia e a reputação do Charles Tocantins, e está arranhando a autoridade e liderança do próprio governador, seu "aliado", o que convenhamos não é nada difícil, já que o próprio governador colabora para isso.

É obvio que ele quer usar o Consems para aumentar a sua influência junto ao Governo do Estado e assim manipular a Saúde Pública na região, impondo a sua indicação para a direção do Hospital Regional. Com um governador fraco e incapaz de liderar seus próprios aliados, ele tem grandes chances de obter êxito, assim como obteve êxito em se impor no desgoverno da fraca governadora petista Ana Júlia.

Charles Tocantins, encarregado da difícil missão que é de tirar a saúde municipal do caos, em vez de se dedicar ao seu trabalho e incitado pelo prefeito, arma o maior barraco e desafia o governador em busca de cargos e projeção política. Enquanto isso pessoas estão morrendo em Tucuruí devido à incompetência da administração municipal e a omissão do governo do Estado, tendo à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Tucuruí o Sr. Charles Tocantins.

Era este o profissional técnico que iria arrumar, tornar eficiente e moralizar a saúde pública em Tucuruí? Se esta foi uma piada do prefeito, foi de muito mau gosto.

Este é o governo do PPS, este é o Governo do PSDB.

Anônimo disse...

Agora bacana é outra situação, na maternidade não tem nem cama e nem lençol, para as gestantes, ai o médico de plantão escolhe aquela que vai esta melhor, depois de operada e mandar pra, casa ,para internar as outras que vem chegando, tudo isso por que o prefeito ocupou o espaço da maternidade do Regional e colocou a dele ,e o pior essas mulheres da maternidade do hospital Regional,que vem dos município em torno do lago,ficam no espaço de uma antiga UTI,tem dia que tem 12 mulheres,pra usa só um banheiro e sanitário,é uma falta de respeito com as gestantes. Cadê os prefeitos da região que não percebe como esta sendo atendida sua gestante do seu município. Por que tem pactuação.
Ainda tem mais, os funcionários do Regional da SESPA sente invadidos, e o da matenidade do municipal sente humilhados, e tudo isso brigando por um espaço, e as gestante sente tudo isso em sua volta,os médico tirando sua dobradinha,vira pra UM LADO ele ganha pelo o estado vira pelo outro ganha pelo o município ,o mesmo medico de plantão nos dois espaço,e sem a mínima condições de trabalho,enquanto isso , o secretario de saúde Charles Tocantins briga por uma vaga no conselho e o prefeito Sancler investindo,já estava pronto o jantar para comemoração da vitoria do seu secretário de saúde.
SANCLER TRAIU TODOS OS DEPUTADOS DO MUNICIPIO E AGORA CHEGOU A VEZ DO GOVERNADOR.

Anônimo disse...

O que Sancler queria mesmo era o comando do consems).neste conselho existem um poder de negociação muito grande,junto com o secretario de saúde do estado e também dos municípios,para o prefeito Sancler não existe aliados,veja o causo de Tucuruí,fez de tudo para o deputado Gualberto que foi dos grandes aliado dele, não se reeleger,onde passava pedindo voto pra o seu deputado detonava o outro,e as pessoas que trabalhava para o deputado ele mesmo ameaçava se vota-se no deputado,e WANDECOQUI,ele humilhou em cima do palanque no JETAT,a HENILDA que ele destruiu na secretaria de saúde, matando aos pouco e trancando os recursos,para que a saúde ficasse desta forma ,para acabar com ela e o marido e depois o DELEY fica na sua mão,foi o que aconteceu,investiu no deputado jordy e no em outro do pt ,por que deputado de forra não vão meter medo nele,então com o governador não foi difícil,diz eu não tenho gerência no secretario, de saúde,para tira o corpo forra, pergunto qual o prefeito que não manda no secretario,Sancler pensa que todo mundo e besta,se vocês não perceberam ele também, investiu contra o governo,ameaçou o Dra Ana Paula para coloca a maternidade dentro do hospital,por que o JATENE, já tinha ganhando, ai depois que assumiu não podia fazer mais nada,o homem é realmente um perigo, e não apenas para seus adversários, como também e principalmente para seus "aliados".traiu o Claudio todo tempo, É ambicioso. A máscara caiu, ninguém acredita mais nele,quando o povo fala manda prender,veja o pai do deputado Gualberto,a família trabalhava noite e dia pedindo voto pra ele,o que fez, mandou prender o pai do deputado.ele diz não ter gerencia do secretário de saúde ,e ele e quem gerencia os recursos da saúde,tudo passar por ele a sua competente secretaria de financia que esta ficando e muito rica. E o mesmo não tem gestão na saúde e nem sabe como fazer saúde. Colocou outro secretario, para levar a culpa.
O Dr. Charles tinha também um em interesso no consems,por que a mulher dele sempre trabalhou neste conselho junto com outro parente e ganhava dinheiro do município.não tem nada de besta o Sancler e nem o Charles,matariam dois coelho com uma cajadada so´ os dois se beneficiaria com o governo,acorda Jatene,Sancler vai te enfocar.espera.