24 de jan. de 2012

Prefeitura de Ananindeua inaugurou a Unidade Básica de Saúde Pedreirinha, no bairro Guanabara

Na manhã de ontem, a Prefeitura de Ananindeua inaugurou a Unidade Básica de Saúde Pedreirinha, no bairro Guanabara. Com uma estrutura moderna e de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, a nova UBS dispõe de três Equipes de Saúde da Família com médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários que realizarão assistência ambulatorial e domiciliar.
“Com a inauguração desta unidade, o bairro da Guanabara passa a ter 100% de cobertura. A unidade vai dar apoio para toda área beneficiando mais de 12 mil pessoas e fazendo acima de tudo um trabalho preventivo”, pontua o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, que esteve acompanhado da deputada federal Elcione Barbalho, do secretário de Estado de Transportes, Francisco Melo (Chicão), e demais autoridades presentes na inauguração.
A nova UBS possui três consultórios médicos, um odontológico, salas de imunização, além de uma farmácia com distribuição gratuita de medicamentos para hipertensão, diabetes e tuberculose. Além de serviços como vacinação, pré-natal e exame preventivo.
A unidade faz parte do projeto de ampliação da rede de Atenção Primária no município. Com ela, serão 26 unidades inauguradas na atual gestão, totalizando 95 Equipes de Estratégias de Saúde da Família. “A gente estava mesmo precisando dessa unidade. Eu tenho que agradecer ao prefeito porque ele prometeu e fez”, comenta a artesã Socorro Pena, moradora da Estrada da Pedreirinha há 40 anos.
Segundo a secretária de Saúde, Ivete Vaz, até o fim do ano, mais oito unidades serão construídas beneficiando os cinco distritos do município. “Ananindeua é o único município do Pará com mais de 500 mil habitantes que tem 73% de cobertura na área de saúde. Em breve será entregue mais uma Unidade Básica de Saúde no Conjunto Carnaúba, bairro do Icuí”, acrescenta a secretária.
Até o final de março, Ananindeua contará também com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais avançada do Estado. O espaço terá capacidade para realizar até 500 atendimentos diariamente.
A UPA está sendo instalada em um amplo complexo de Saúde, localizado na Cidade Nova II.

Nenhum comentário: