17 de jan. de 2011

Unidade de Oncologia do Estado começa a funcionar em junho.


O governador Simão Jatene, o ministro da Saúde Alexandre Padilha e o secretário de Estado de Saúde, Helio Franco, visitaram ontem (16), às 10h, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que vai funcionar no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). A comitiva foi recebida pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy e pelo diretor do HUJBB, Eduardo Leitão.

A Unacon faz parte do Projeto Expande, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que tem parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). O objetivo é torná-lo mais uma referência para o atendimento de pacientes com câncer no Estado, reduzindo a demanda para o Hospital Ophir Loyola (HOL), pois segundo Helio Franco, hoje há 680 pacientes aguardando por atendimento oncológico só na área de cabeça e pescoço.


Jatene espera que o governo federal trate o Pará da mesma forma que o governo estadual tratou a Prefeitura de Santarém, ou seja, "trabalhando em conjunto para o benefício da população, independentemente da questão partidária".

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que além de investir em média e alta complexidade no tratamento de câncer, a prioridade do governo federal é fazer com que as mulheres, em especial, tenham acesso ao exame preventivo para detecção precoce do câncer de colo de útero e à mamografia para o câncer de mama. Ele também falou da necessidade de expandir os serviços de atenção oncológica para os municípios do interior do Estado, evitando que as pessoas precisem vir a Belém.

Com informações: SECOM

Nenhum comentário: