29 de dez. de 2011

Governo lança plano para diminuir obesidade no Brasil


Deve ser lançado em janeiro o Plano Intersetorial para o controle e redução da obesidade no Brasil, cujo principal objetivo é reverter o crescimento da obesidade reduzindo os índices entre crianças de 5 a 9 anos e não deixar que o problema aumente  entre adultos.

Segundo secretária nacional de segurança alimentar e nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social, Maya Takagi, o plano terá três eixos para atingir as metas: o primeiro é aumentar a disponibilidade e a oferta de alimentos mais saudáveis nas escolas e restaurantes populares e ampliando a comercialização das 15 frutas e das 10 hortaliças mais consumidas.

O segundo eixo é de educação e informação, detalhando como a alimentação saudável deve ser trabalhada em escolas e em políticas públicas. O terceiro eixo é a promoção de modos de vida mais saudáveis, com incentivos para a construção de ciclovias, academias populares e outras ações que tenham como foco a adoção de hábitos para uma vida saudável.

A obesidade é considerada uma epidemia pelo Ministério da Saúde. Visto o índice elevado de pessoas com sobrepeso ou obesas. Atualmente entre os homens este índice já passa de 50%.

Nenhum comentário: