18 de jan. de 2011

PESQUISA DO INSTITUTO ACERTAR APONTA: BLOG DO BACANA E BLOG DO BARATA OS MAIS LIDOS DO PARÁ.



O Blog do Bacana, de Marcelo Marques, colunista do Diário do Pará, com 32, 2% das preferências, e o Blog do Barata, com 27,6 %, são os dois blogs mais acessados em Belém, segundo revela pesquisa do Instituto Acertar (http://www.acertarcoop.com.br/). De acordo com a pesquisa – que estará no site do Acertar a partir desta próxima quarta-feira, 19 -, seguem no ranking dos mais lidos, em empate técnico, os blogs dos jornalistas Franssinete Florenzano e Paulo Bemerguy, este editor de O Liberal, o Espaço Aberto, com 15,08%. Registra-se também um empate técnico entre os blogs das jornalistas Ana Célia Pinheiro, A Perereca da Vizinha, e de Rita Soares, repórter especial do Diário do Pará, o Blog da Repórter, com 11,8%. O Paraense, o blog assinado pelo jornalista Ronaldo Brasiliense, registra 1,3% das preferências e é o último colocado no ranking dos mais acessados.
Realizada por iniciativa do próprio Instituto Acertar - de competência e credibilidade consensualmente reconhecidas, e célebre pela margem de acerto de suas projeções -, a pesquisa sobre o ranking dos blogs mais acessado em Belém é o desdobramento de outra pesquisa bem mais ampla, sobre “O uso da internet e as redes sociais – característica e rotina”. A pesquisa se estendeu de 16 a 20 de dezembro do ano passado e nela foram ouvidas 706 pessoas de ambos os sexos, com idade de 14 anos a mais, que se declaram usuárias da internet, de um total 1.183 entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de 3,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados gerais, dentro de um nível de confiança de 95%.
A lacuna na pesquisa, mas que não chega a comprometê-la, é a ausência de uma avaliação sobre a credibilidade dos blogs. Inclusive no cotejo com a grande imprensa paraense.
A pesquisa, repita-se, será disponibilizada integralmente aos internautas nesta próxima quarta-feira, no site do Instituto Acertar.


Parsifal
A pesquisa do Instituto Acertar revela também que o blog do deputado estadual Parsifal Pontes (PMDB) é um dos mais acessados, com 9,9% das preferências. Trata-se do único blog político-partidário que figura dentre os mais lidos.
Com exceção do que é assinado por Parsifal Pontes, nenhum dos demais blogs mantidos por políticos figura na relação dos mais acessados. Nem mesmo o da ex-governadora petista Ana Júlia Carepa, candidata derrotada à reeleição, mas que poderia ter sido beneficiária do efeito gravitacional próprio de quem detém o poder.


Lúcio Flávio
Por equívoco dos entrevistados que citaram-na como blog, o elenco dos mais acessados inclui também, com 9,9% das preferências, a versão online do Jornal Pessoal, escrito e editado solitariamente por Lúcio Flávio Pinto, um jornalista de competência, experiência e probidade reconhecidas - nacionalmente e internacionalmente. A versão impressa do Jornal Pessoal, de circulação quinzenal e que não aceita publicidade, sobrevivendo do preço de capa, minguados R$ 3,00, vem a ser a publicação mais longeva da imprensa alternativa brasileira. Lançado em 1987, o jornal de Lúcio Flávio foi o primeiro a esfarinhar a omertà provinciana, patrocinada pelos barões da comunicação do Pará.
A citação da versão online do Jornal Pessoal, pelos entrevistados, é emblemática da credibilidade de Lúcio Flávio. A versão online do jornal abriga, apenas, as edições já fora de circulação. Assim, evidencia-se a importância do Jornal Pessoal como fonte obrigatória de consulta.

Santos de Casa
Pelo que também revela a pesquisa do Instituto Acertar, em Belém, no caso dos blogs, santo de casa faz milagre, sim. Os mais acessados são os blog regionais, superando alguns daqueles de nomes consagrados no jornalismo brasileiro, como Ricardo Noblat, pioneiro no Brasil em matéria de blogs jornalísticos, e Arnaldo Jabor. Talvez porque, no Pará, os blogs sepultaram o monopólio da notícia detido, até então, pelos barões da comunicação, de parca credibilidade, porquanto reféns de conveniências políticas e/ou comerciais.
Sob esse cenário, os blogs regionais ganham relevância porque, como regra, costumam tornar do domínio público revelações e/ou denúncias que a grande imprensa paraense frequentemente ignora, quase sempre por conta de conveniências escusas.
( Blog do Barata)

2 comentários:

Anônimo disse...

É sensacional essa "pesquisa".
Esqueceram-se que o blog "mais acessado" do Pará não tem quem saiba a língua portuguesa...

Fazes o quie faz a grande imprensa: pagas com citações no blog a quem te ajuda.

BRUNO CAQLHEIROS disse...

Marcelo, respeite acima de tudo os teus leitores, publicando o que eles comentam... Esse é o 3o pedido que te faço e vc parece que pela 3a vez nao atendera... Que falta fazem alguns Blogueiros que não estão mais aqtuando na Blogsfera paroara, Juvencio e Vic respeitavam seus leitores, publicavam oq eles comentavam e acima de tudo, Comentavam em cima do que eles comentavam, dando mais agilidaqde aos seus veiculos!!! Respeite mais seus leitores Marcelo, faça realmente essa alardeadA LIDERANÇA VALER A PENA!!