26 de jul. de 2012

Usar fones de ouvidos pode causar surdez


Até 2015, aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo deverão sofrer de algum tipo de perda auditiva, segundo aponta a Organização Mundial de Saúde. A surdez pode ser provocada por diversos fatores, entre eles o uso indiscriminado de determinados aparelhos sonoros como, por exemplo, os fones de ouvido. 
Milhares de pessoas usam os fones, que podem ser acoplados ao aparelho de telefone celular para ouvir músicas e assistir a vídeos sem se preocupar com a intensidade do volume. O som acima de 80 decibéis pode provocar doenças que gerem a perda parcial – e até total – auditiva. Por isso, é preciso ter cuidado quanto ao tempo em que se deixa o instrumento no ouvido e a intensidade.
O otorrinolaringologista José Cláudio Cordeiro reforça que o acúmulo de horas em exposição a ruídos, mesmo menor que os 80 decibéis, é prejudicial aos ouvidos. Outro sintoma comum que pode ajudar a pessoa a perceber que está com a audição comprometida é quando ela passa a ouvir e não entender o que está sendo dito para ela. 
(Fonte: Dol)

Nenhum comentário: