9 de jul. de 2012

Centro de Triagem da Prefeitura vai processar quatro toneladas/​dia de material reciclável


Belém é a primeira cidade do Brasil a ter um centro de triagem de materiais recicláveis construído com recursos públicos. O espaço foi entregue na última nesta sexta-feira, 06 , à Rede Recicla Pará, que congrega uma cooperativa e três associações de catadores de lixo da capital e região metropolitana. O centro foi planejado e construído pela Prefeitura deBelém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento, e será administrado pelos próprios catadores.
O Centro de Triagem de Materiais Recicláveis está numa área de 3.000 m2, na marginal do Canal São Joaquim, no bairro da Maracangalha, onde foi construído um galpão com 1.200m², totalmente equipado com prensa, empilhadeira, balança e carrinhos plataforma, o que vai dar mais agilidade no trabalho dos catadores, que vão processar quatro toneladas de material por dia.
O Secretário Municipal de Saneamento, Ivan Santos, destacou a iniciativa da Prefeitura como um resgate da cidadania, da educação ambiental e da qualidade de vida dos catadores. “Eles entram num novo processo, deixando o lixão e trabalhando num espaço que garante qualidade de vida. São catadores, que podem agora ser chamados de empreendedores, porque vãoadministrar o novo negócio”, explicou.

Nenhum comentário: