31 de mar. de 2012

Pará de Todos os Gostos, Todos Sabores”

Está se aproximando a primeira noite em que os leitores do Diário do Pará poderão se deliciar com algumas das comidas mais saborosas do Pará. E para apresentar uma mostra do que será servido no mezanino da Yamada, durante a feira gastronômica “Pará de Todos os Gostos, Todos Sabores”, a chef Wânia Martins apresenta alguns segredos das comidinhas da terra.



Tradicionais, como a maniçoba e o vatapá, ou menos conhecidos, como a mujica de piracuí e o frito no vaqueiro, os pratos trazem sabores únicos. É o que garante a chef Wânia Martins. “O piracuí é um peixe que se usa muito no Pará para fazer uma espécie de farinha. Ele é moído e utilizado para fazer alguns pratos, como o famoso bolinho de piracuí”, explica Wânia.

Mas na mujica de piracuí, a combinação é mais sofisticada. A chef explica que o preparo é semelhante ao do pirarucu de casaca. “O prato é feito em camadas. Leva ervilha, tomate, cebola, pimentão e azeite português. Utiliza-se a farinha do próprio piracuí, que também é misturada com uma porção de aviús, camarões muito pequenos, encontrados na nossa região”, descreve.

Sem peixe, nem marisco, a atração do prato frito do vaqueiro é a carne de boi desfiada. A delícia, típica da ilha do Marajó, tem origem popular. “Os nativos saem pela ilha e levam numa lata a carne de boi, que fica maturando na gordura por dias. Na hora desejada ela é desfiada e assada”, explica a chef. Para deixar o prato completo, a carne é misturada com a farinha d’água branca, que antes de receber a carne desfiada, deve ser bem torrada.

SOBREMESAS

Após degustar alguns dos pratos salgados, os visitantes da feira gastronômica poderão aproveitar os doces paraenses. No menu estarão a bala de alfenim, bombons recheados com cupuaçu e biscoitinhos de castanha-do-pará.

“A bala de alfenim é um doce trazido pelos portugueses que se agregou a nossa culinária”, conta Wânia. Ela explica que a sobremesa é parecida com o beijo de moça, mas se derrete na boca. O doce leva coco e açúcar.

DEGUSTAÇÃO

A feira gastronômica "Pará de Todos os Gostos, Todos os Sabores" acontecerá neste sábado (31) e domingo (1º de abril), no mezanino da Yamada, no shopping Pátio Belém. A mostra encerra a série sobre gastronomia do projeto Orgulho de Ser do Pará.

Quem for à feira gastronômica também poderá conferir um cenário especial. As barraquinhas de comidas típicas terão ambientação inspirada em alguns cartões postais de Belém, como o Ver-o-Peso e o Theatro da Paz.

Para cada dia do evento serão reservados mil ingressos. Quem recortou os selos da promoção, publicados nas edições do Diário do Pará dos dias 25, 26, 27 e 28 de março, pode trocar sua cartela preenchida por um ingresso até sexta-feira (30), na sede da RBA (avenida Almirante Barroso), das 8h às 18h, ou até sábado (31), no quiosque do TEM!, no Shopping Pátio Belém (travessa Padre Eutíquio), das 10h às 20h.

(Shamara Fragoso/DOL)

Nenhum comentário: