26 de mar de 2012

Serra vence prévias


São Paulo Favorito na disputa interna do PSDB, o ex-governador José Serra venceu ontem, com 52% dos votos, as prévias do partido para a escolha do candidato à Prefeitura de São Paulo. Ele disputava a indicação da sigla com o secretário estadual de Energia, José Aníbal, que recebeu 31,2% dos votos dos filiados, e com o deputado federal Ricardo Tripoli, que teve a preferência de 15,7%.

Com o resultado, Serra passa a ser oficialmente o único pré-candidato do partido na corrida eleitoral pela prefeitura. O ex-governador volta a disputar a cadeira de prefeito após ter renunciado ao cargo em 2006 para disputar o governo do Estado. Na época, o atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD), então seu vice, assumiu a administração municipal.

A entrada de Serra na disputa interna foi tardia, a menos de uma semana da data inicial da consulta interna, e causou um racha no partido. Os dois outros pré-candidatos foram contra o adiamento das prévias, que estavam marcadas para o dia 11 de março. Outros dois candidatos, os secretários Bruno Covas (Ambiente) e Andrea Matarazzo (Cultura), desistiram da disputa interna em favor de Serra. Ao anunciar sua inscrição nas prévias, o ex-governador disse que entrava na disputa para atender a um "chamado da própria consciência". Em carta, Serra previu uma eleição de duas visões distintas de Brasil, de administração dos bens coletivos e de democracia. "São Paulo é a maior cidade do Brasil e é aqui, neste ano, que se travará uma disputa importante para o futuro do município, do Estado e do país".

Nenhum comentário: