19 de dez. de 2011

COLUNA BACANA – 18 DE DEZEMBRO – DOMINGO

DIZEM POR AÍ...

Que o desgaste do Governador no plebiscito, nas regiões que perderam a disputa, animou a oposição. Ela que andava adormecida, triste, cabisbaixa, sem graça, agora acha que a coisa pode mudar nas próximas eleições. E acham que podem enfrentar Jatene. Não se espantem se Dudu e o PT se juntarem contra o homem.

FOFOCÓDROMO

As eleições municipais serão o termômetro ideal para a eleição governamental. Claro que a questão do plebiscito será relembrada. É lógico que algumas cidades estão na pauta máxima dos caciques políticos. Belém, Ananindeua, Altamira, Marabá, Parauapebas e Santarém são prioridades máximas, e a troca de apoio em algumas para receber apoio em outras já é discutido abertamente entre os poderosos que comandam os partidos.

BELO MONTE - A Justiça revogou a liminar que impedia o andamento das obras de construção da Usina de Belo Monte. Com isso, o consórcio Norte Energia S.A., responsável pelo empreendimento, tem sinal verde para continuar a construção e implantar porto e barragens.

MISÉRIA - O governo encontrou 407 mil famílias em situação de extrema pobreza em várias regiões do país, que não recebiam nenhum tipo de benefício. Após seis meses da criação do programa Brasil Sem Miséria, que pretende tirar 16 milhões de pessoas da miséria. Destas 407 mil famílias identificadas, 305 mil já foram incluídas no Cadastro Único do Governo Federal e passaram a receber o Bolsa Família. As ações do plano têm três frentes de atuação: a distribuição de renda, a inclusão produtiva e o maior acesso aos serviços públicos, como saúde e educação, por exemplo.

LIVRO - O senador Mário Couto lançou o livro “Eu e a Política” no Hall do auditório da Fiepa, na sexta-feira. Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado, veio para o lançamento. Com 161 páginas e ilustrado com fotografias, o livro é prefaciado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e trás uma mensagem do presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney.

LEI - A Alepa aprovou a Lei Orgânica da Administração Tributária do Pará (Loat). A Lei define as competências da administração tributária, suas funções institucionais, a estrutura dos cargos de direção e cria o Fundo de Investimento Permanente da Administração Tributária do Estado do Pará (Fipat), destinado a financiar despesas de investimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos servidores das carreiras do Fisco. O projeto foi aprovado com duas emendas modificativas e uma emenda supressiva, que sintetizam as alterações acordadas.

PERÍCIA - O juiz Marcus Alan de Melo Gomes, da 9ª Vara Penal de Belém, determinou em despacho uma série de procedimentos relativos à ação penal movida pelo Ministério Público referente a supostas fraudes em licitações públicas na Alepa.

ICUÍ - A Prefeitura de Ananindeua fez a entrega das obras de duplicação e urbanização da Estrada do Icuí. A via passou por obras para dar mais fluidez ao tráfego no local. A estrada recebeu mais de um quilômetro de asfalto, serviços de iluminação, calçadas, sinalização e urbanização do canteiro central. Em janeiro, o bairro do Icuí ganhará mais 13 ruas totalmente pavimentadas, durante a programação do aniversário de 68 anos do município.

TÍTULO - A Câmara Municipal de Santarém, por unanimidade, acaba de aprovar projeto que concede o título de Cidadão Santareno ao deputado estadual João Salame, pela sua atuação no plebiscito.

CORÉIA - O Pará é o estado brasileiro que mais exporta para a Coréia do Sul, o estado exportou cerca de U$ 1 bilhão em produtos, este crescimento representa 104% em relação ao ano passado. Entre os produtos mais exportados, estão o minério de ferro e seus concentrados.

ABSOLVIDOS - Os deputados Ozório Juvenil e Bernadete Ten Caten escaparam de cassação no TRE. Ambos eram acusados de compra de votos nas eleições de 2010.

INDEPENDÊNCIA - A rodovia Independência, no trecho a partir da divisa de Belém e Ananindeua, será estadualizada. A partir da sanção do Governador Jatene à nova lei aprovada, a manutenção, recuperação e alteração da via será de responsabilidade do governo estadual. O objetivo do projeto é incluir a rodovia na segunda etapa do projeto Via Metrópole.

NOMEADO - David Leal foi nomeado para assumir a Seicom. Com a nomeação no Diário Oficial do Estado, ele assume a frente da secretaria que terá, dentre outras, a missão de fiscalizar a aplicação da nova taxa, a TFRM, e os cadastros minerais aprovados na AL.

É ELA - Gaby Amarantos foi apontada como a 'bola da vez' de 2012 pela revista 'Criativa'. A publicação afirma que o tecnobrega de Gaby deve ganhar o Brasil e ser hit neste ano.

LEI KANDIR - Governadores de diversos Estados estiveram no Congresso pedindo R$ 7,5 bilhões do Orçamento de 2012 como compensação de perdas de arrecadação com incentivos à exportação a chamada Lei Kandir.

DIÁRIO - O novo Ibope apontou um crescimento de 105 mil leitores dia do jornal Diário do Pará. A turma do jornal está comemorando.

IBOPE - Acaba de sair o resultado da última pesquisa Ibope. A 99 FM ficou em primeiro lugar com share de 27,9%. A Rádio Clube é primeira colocada entre as AMs com mais de 60% e a Diário FM ficou em primeiro lugar entre as rádios segmentadas.

TENHA DÓ - O deputado Lira Maia agora quer apresentar uma novidade.

Ou melhor, requentar uma inutilidade já proposta pelo inesquecível Almir.

Transferir a capital do estado. Não seria de se perguntar a sua excelência, ô excelentíssimo: Será que lá no Congresso não tem nada melhor pra se fazer???

REUNIÃO - Jatene se reúne com líderes tucanos nessa segunda. O assunto é eleições municipais.

BOX 01: Premiação ADAPA

No último dia nove, a ADAPA, realizou o prêmio Parceiro Comercial, em que homenageou os destaques no setor atacadista do Estado. As empresas Mariza, Raymundo da Fonte, Facepa e Arroz Fazenda foram reconhecidos pela excelência dos produtos e serviços prestados. Na ocasião, Paulo Rocha foi reeleito presidente da ADAPA e ficará à frente da instituição por mais três anos.

Gean Gomes - Diretor ADAPA, Paulo Rocha, Walter Fillizola - Rep. Raymundo da Fonte, João Aparecido, Roberto Malan e Antônio Malan - diretores ADAPA.



Flávio Costa ladeado de sua esposa Luiza Costa comemorando a premiação recebida pela ADAPA.


BOX 02: Criação do CNTC
O presidente do TCE Cipriano Sabino foi recebido em audiência pelo presidente do Congresso 
Nacional, Senador José Sarney. Acompanhado pelos conselheiros Ivan Cunha e André Dias,
Sabino foi pedir o apoio de Sarney para a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas.


BOX 03: Confraternização da Uniodonto Belém

No último dia 10, os associados da Uniodonto Belém se confraternizaram em um elegante jantar oferecido pela diretoria do grupo na Sede Campestre da Assembléia Paraense. Confira as fotos.

A diretoria da Uniodonto Belém: Fernando Ceci,Oswaldo Braga, Ariosto Dias, João Neto e Luiz Otávio Gomes.


BOX 04: Premiação da ADVB-PA 2011

A ADVB-PA preparou uma mega festa no Amazônia Hall, para apresentar à sociedade paraense os cases vencedores dos prêmios Top de Marketing e Top Socioambiental 2011. Confira os cases vencedores.

Rádio Clube - Daniela Barion, Guilherme Guerreiro, Camilo Centeno, Jader Filho, Cláudio Guimarães, Giuseppe Tommaso, Aldério Leite, Carlos Estácio e Carlos Castilho.



Boulevard Shopping - Fernando Cairo, Oswaldo Mendes, Rose Meira, Fernando Severino e Wilton Oliveira.



Banpará, Leal Moreira e PDG - Augusto Sérgio Amorim Presidente do Banpará, Luiz Sérgio PDG Incorporadora, André Moreira Madre Associados e Paulo Machado Leal Moreira.



Y.Yamada - Junichiro Yamada, Rachel e Héricles Horiguchi e Marcus Pereira.



Grupo Líder - Oscar Rodrigues ladeado por sua Família e Pedro Galvão.



Esamaz - Reinaldo, Nazaré e Reinaldo Williams Gonçalves.



UNIMED Belém – Presidente da ADVB-PA Mauro Cleber e o Vice Presidente da Unimed Belém Gonçalo Brandão.


Cervejaria Cerpa - Ibrahim Dahás.


BOX 5 - Jader Senador do Pará

Uma galera grande foi receber Jader Barbalho no aeroporto de Belém. E toda a cidade viu. Ele foi aplaudido, teve fogos de artifício, mais de cinco mil pessoas e muitos veículos. E emocionado falou. Depois, foi só alegria.

Nenhum comentário: