19 de mar. de 2012

EXCLUSIVO: Sai a primeira pesquisa eleitoral registrada em Belém


A empresa Alvo Marketing e Publicidade Ltda encaminhou a Justiça Eleitoral os dados referentes à pesquisa eleitoral sobre as Eleições Municipais 2012,a qual foram protocolizadas sob o número PA-00002/2012, registrada no sistema de pesquisas eleitorais em 12/0/2012.



O blog teve acesso a primeira pesquisa eleitoral registrada em Belém esse ano, sobre o quadro eleitoral da capital, avaliação do Governo Dilma, Jatene e Ducimoar e divulga com exclusividade.
A pesquisa não foi encomendada pelo blog.




A Análise Estatística foi feita pela Especialista Silvia Caroline S. Pena
Diretora/Sócia da empresa Alvo Marketing e Publicidade Ltda formada em Bacharelado em Estatística pela UFPA, com especialização em Estatística também pela UFPA . A especialista tem experiência na área de Probabilidade e Estatística com ênfase em Fundamentos da Estatística, onde atua nos seguintes temas:Pesquisa e pesquisa de mercado.

A Pesquisa de Opinião Pública foi realizada em Belém, onde foram pesquisados 48 bairros, os quais: Campina, Jurunas, Condor, Guamá, Curió Utinga, Cremação,Marco, Souza, Una, Águas Lindas, Águas Negras, Reduto, Fátima, Pedreira,Universitário, São Brás, Nazaré, Umarizal, Castanheira, Mangueirão, Cabanagem,Marambaia, Telégrafo, Sacramenta, Barreiro, Val-de-Cães, Mosqueiro(Vila, ChapeúVirado, Ariramba, Maracajá), Tapanã, Pratinha, Parque Verde, Maracangalha,Bengüi, Coqueiro, Cidade Velha, Canudos, Batista Campos, Terra Firme, Campinade Icoaraci, Agulha, Ponta Grossa, Cruzeiro, Tenoné e Outeiro.
Com 997.105 eleitores conforme divulgação do TSE em 01/2012, tendo o referido Município 20,91% do eleitorado do Estado do Pará.

O objetivoprincipal é conhecer a preferência doseleitores de Belém para a próxima campanha eleitoral à Prefeito de Belém.


A amostra é representativa ecoletada em dois estágios: No primeiro estágio, foi distribuída percentualmente levando em conta o peso de cada bairro, no segundo estágio, distribuída aleatoriamente dentro de cada bairro. Teve como amostra, 625 (seiscentos evinte e cinco) domicílios, onde foi entrevistada uma pessoa por residência. Utilizaram inicialmente, o filtro de o entrevistado ser eleitor do município. Para definiros critérios foram respeitados: O contingente eleitoral, habitantes, área territorial, além das variáveis: Idade, escolaridade, sexo e renda.

Margem de erro: 04 (quatro) pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um grau de confiança de 96%. A pesquisa foi realizada entre os dias 09 e 16 de Março de 2012.
Para que você compreenda a pesquisa, vamos colocar em detalhes, o perfil dos entrevistados, de acordo com os dados dos gráficos da pesquisa! Foram 625 entrevistas.

Vamos entender como funcionou a pesquisa:

Dentre o universo pesquisado, 53,3% das entrevistadas são mulheres e 46,7 são homens, conforme você vê no gráfico.

Em sua maioria, quem respondeu a pesquisa foi a população de 21 a 34 anos, seguidos dos eleitores de 45 a 59 anos, e após os eleitores de 35 a 44 anos.

A renda familiar dos entrevistados ficou concentrada na faixa de 0 à R$2.500,00 com representação de 79,0% dos domicílios pesquisados.

Quando perguntado aos eleitores a escolherem um possível candidato a prefeito o candidato Edmilson Rodrigues aparece como o primeiro colocado com 39,9% das intenções de voto seguido por Priante com 14,7%, Almir Gabriel com 12,4%, Arnaldo Jordy com 8,6%, Zenaldo Coutinho com 6,5%, Alfredo Costa com 1,8% e Cássio Andrade com 1,1% das intenções de votos, temos ainda "Não Sabem em quem vão votar" com 16,7% e "não vão votar em nenhum desses " com 9,1%.




AlmirGabriel foi o candidato mais rejeitado com 27,7%, seguido por Cássio Andrade e Edmilson Rodrigues com 10,8%, Priante com 9,9% e Alfredo Costa com 8,1%, Zenaldo Coutinho com 7,5% e Arnaldo Jordy com 5,3% do índice de rejeição.

Além da pesquisa sobre os candidatos a prefeitura, a empresa, pesquisou também sobre a atuação do Prefeito atual, Duciomar Costa, do Governador Simão Jatene e da Presidenta Dilma. Acompanhe os resultados!


O prefeito Duciomar Costa foi avaliado positivamente com 64,9% dos entrevistados,considerando 4,3% de Ótimo; 8,5% de Bom e 42,1% de regular. Avaliado negativamente com 33,0% dos entrevistados considerando as variáveis ; Ruim com 8,8% e Péssimo com 24,2%.

A presidenta Dilma foi avaliada positivamente com 90,1% dos entrevistados,considerando 13,7% de Ótimo; 45,6% de Bom e 30,8% de regular. Avaliado negativamente com 7,0% dos entrevistados considerando as variáveis Ruim com 1,9% e Péssimo com 5,1%.
O Governador Simão Jatene foi avaliado positivamente com 87,2% dos entrevistados,considerando 9,37% de Ótimo; 39,3% de Bom e 38,6% de regular. Avaliado negativamente com 10,4% dos entrevistados considerando as variáveis Ruim com 4,0% e Péssimo com 6,4%.


9 comentários:

Anônimo disse...

Marca impressionante do prefeito Duciomar, vem crescendo a cada dia. E difícil conseguir esses números depois de 7 anos de mandato.

Davi Batalha disse...

Parabéns, caro Bacana, pelo superfuro de reportagem sobre a atual pesquisa realizada em Belém. Para a surpresa da oposição à PMB, Duciomar aparece super bem avaliado, o que demonstra a percepção já consolidada intramuros da Prefeitura: o governo de Dudu fez e continua fazendo por Belém, e a atuação de seu secretariado e de sua comunicação tem resultado diretamente na democratização das informações acerca das ações da PMB. Como revelou recentemente o cientista político Edir Veiga, Jatene é seria um importante eleitor, mas não consegue transferir sua aprovação popular para seu candidato Zenaldo, com míseros 6,5%, atras até de Jordy (8,6%), que trabalha em Brasília e não comandou o plebiscito ou a Casa Civil. Edmilson mantem-se à frente por enquanto, mas se comparar seu governo com o de Duciomar, perde em todos os quesitos, o que certamente será explorado na campanha. Almir está em terceiro, mas tecnicamente empatado com Priante (12,4% X 14,7%, respectivamente) - porém, sua experiência como gestor executivo competente e realizador, em relação ao inexperiente Priante, pode relaxar sua rejeição, o que começa a consolidá-lo como candidato oficial do governo ao Palácio Antonio Lemos. Certamente, Dudu é o principal eleitor para a PMB, e os índices de aprovação de seu governo apenas ungem essa perspectiva. Por outro lado, Jatene parece adotar a mesma estratégia de Dudu, ao se balizar por pesquisas na escolha do candidato oficial do governo estadual, pois Dudu também aposta nas pesquisas na escolha do candidato do PTB, ainda que Almir desponte em primeiro lugar interna e externamente e empatado técnicamente com Priante. Assim, o tabuleiro de xadrez começa a ser montado sem muitas surpresas, pois quem está no comando da máquina e a utilizando competentemente com políticas públicas estruturantes e de cunho social deve ser altamente competitivo para com seu candidato. Abrcs e mais uma vez parabéns Bacana!

Davi Batalha disse...

EParabéns, caro Bacana, pelo superfuro de reportagem sobre a atual pesquisa realizada em Belém. Para a surpresa da oposição à PMB, Duciomar aparece super bem avaliado, o que demonstra a percepção já consolidada intramuros da Prefeitura: o governo de Dudu fez e continua fazendo por Belém, e a atuação de seu secretariado e de sua comunicação tem resultado diretamente na democratização das informações acerca das ações da PMB. Como revelou recentemente o cientista político Edir Veiga, Jatene é seria um importante eleitor, mas não consegue transferir sua aprovação popular para seu candidato Zenaldo, com míseros 6,5%, atras até de Jordy (8,6%), que trabalha em Brasília e não comandou o plebiscito ou a Casa Civil. Edmilson mantem-se à frente por enquanto, mas se comparar seu governo com o de Duciomar, perde em todos os quesitos, o que certamente será explorado na campanha. Almir está em terceiro, mas tecnicamente empatado com Priante (12,4% X 14,7%, respectivamente) - porém, sua experiência como gestor executivo competente e realizador, em relação ao inexperiente Priante, pode relaxar sua rejeição, o que começa a consolidá-lo como candidato oficial do governo ao Palácio Antonio Lemos. Certamente, Dudu é o principal eleitor para a PMB, e os índices de aprovação de seu governo apenas ungem essa perspectiva. Por outro lado, Jatene parece adotar a mesma estratégia de Dudu, ao se balizar por pesquisas na escolha do candidato oficial do governo estadual, pois Dudu também aposta nas pesquisas na escolha do candidato do PTB, ainda que Almir desponte em primeiro lugar interna e externamente e empatedo técnicamente com Priante. Assim, o tabuleiro de xadrez começa a ser montado sem muitas surpresas, pois quem está no comando da máquina e a utilizando competentemente com políticas públicas estruturantes e de cunho social deve ser altamente competitivo para com seu candidato. Abrcs e mais uma vez parabéns Bacana!

Anônimo disse...

Com certeza o Dudu eh o cara, a pesquisa reflete a realidade. Dudu eh o melhor prefeito que Belem ja teve, pelo menos pra mim, que trabalho com reciclagem de lixo, nunca vi tanta fartura. Afinal nao tem como comparar Edmilson e Duciomar. Grandes coisas se ele eh doutor em num sei o que. E tambem em honestidade nao tem comparacao. Se o Edmilson nao tem nenhum processo o problema eh dele. Nunca provaram que o Dudu desviou dinheiro da saude ou que eh dono do Crowne Plaza. E se esse BRT for superfaturado, pelo menos ele teve coragem de fazer. Parabens pela pesquisa.

Osvaldo Cunha disse...

Que pesquisa é essa ? Onde foi realizada? quem ganha em estardalhaço perde em credibilidade.

Anônimo disse...

Edmilson brito rodrigues, mais uma vez prefeito de belem!

Jefferson disse...

É muito cedo para fazer uma avaliação conclusiva da gestão do DuDu. É evidente, que durante os seis quase oito anos à frente do executico municipal, muito pouco se fez pela Cidade. Ressentemente fiz uma das muitas visitas aos locais de atendimento médico de nossa Cidade. è aterrorizante como os profissionais desta atividade profissional; são sujeitados à escalas de trabalho exaustivas e, a sua remuneração - pequena e derespeitosa.
As pessoas que são cidadães e colaboram com o crescimento desta Metrópole - chamada a Metrópole da Amazônia.
continuam não tendo um atendimento médico de qualidade, as instalações dos pronto socorros estão péssimas e, pacientes continuam recebendo medicamento em corredores, em camas improvisadas.saneamento quase não existe. Os pobres são empurrados de suas áreas centrais da Cidade, para morarem em locais cada vez mais afastados e, sem as minima condições de ter uma vida saudável.Lá na frente se verá realmente o que a população pensa de um prefeito que faz pequenos reparos eleitoreiros e, usando a imagem da gente simples para dizer que tudo anda bem.
O transporte público continua uma bagunça fazendo com que a maioria dos trabalhadores tenham que se submeterem a condições subhumanas; fazendo com que as pessoas chegem em suas casas cansados da espera pelo coletivo; além de ônibus lotados, sujos, fedorentos.
Espero que você eleitor faça uma avaliação mais apurada de como a Cidade está o que mudou. As eleições estão próxima - o voto tem que ser consciente e, munido de razão e não emoção; sob pena de mais tarde nos defrontár-mos com a decepção, de sermos levados pelo emocionalismo das propagandas que mais desperdiçam o nosso dinheiro-o seu dinheiro.
Nos veremos nas próximas avaliações do atual gestor de Belém.
Jefferson Olicveita
Ecologista.

Anônimo disse...

EDMILSON SERÁ NOSSO PREFEITO,Zenaldo nunca e o nosso próximo governador Dudu esse vai tratar com respeitos todos nós que trabalhamos na seduc,pois lá não somos respeitados.
bjus Dudu e Edmilson.

Etelvina Julia Falcão Valente disse...

Sabemos que as pesquisas são de muita importância em um pleito.
Mais, também acompanhamos muitas mudanças, quando realmente inicia a campanha e a corrida corpo a corpo dos candidatos.
Espero que a credibilidade e a seriedade destes pesquisadores,retratem sempre a verdadeira intenção dos entrevistados.E não sejam vendidos,com a intenção de manipular opiniões.

Etelvina Julia Falcão Valente