2 de mai de 2012

PESQUISA: Se a eleição fosse hoje Edmilson e Priante estariam no segundo turno. Parte II

Mais uma parte da pesquisa feita pelo Instituto Acertar, que funciona como um dos mais respeitados de Belém desde 1989. Dados sobre outros distritos serão divulgados durante a semana.



Introdução
Esta pesquisa teve como objetivo medir a avaliação e expectativas da população de Belém em relação ao governo de Duciomar Costa, após 03 anos e 03 meses de seu segundo mandato, investigando também a imagem na capital da administração de Simão Jatene e Dilma Rousseff, além de medir o potencial de voto de possíveis candidatos a prefeito do município, nas eleições de 2012.
A Pesquisa foi registrada junto ao TSE e TRE/PA em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, assim como o art. 7º da Resolução TSE nº 23.364/201. E segue os critérios abaixo para a sua divulgação:
1. Fica expressamente VEDADA a divulgação dos dados desta pesquisa nos meio de comunicação, antes do dia 29/04/2012;
2. Na divulgação ou publicação, de qualquer dado da pesquisa, deverá ser informado:
2.1. Número de registro da pesquisa: PA-00005/2012;
2.2. Período de realização da pesquisa: 18 a 21 de abril de 2012;
2.3. Margem de erro: 4,0% sobre os resultados gerais da pesquisa;
2.4. Número de entrevistas: 630
2.5. Empresa que realizou a pesquisa: Acertar Ltda.
2.6. Contratante: Bacana Comunicação, Publicações e Vídeos Ltda
Metodologia e dados técnicos
A pesquisa do tipo quantitativa, feita de acordo com a técnica de survey de opinião, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.
O público alvo foram pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, que moram e votam no município de Belém.
Foi adotada uma amostra estratificada por cotas, com a aplicação de 630 questionários, para obter representatividade para o total do município. As cotas foram definidas por sexo, grupo de idade e pelos oitos distritos administrativo que agrupam os bairros, sendo calculadas proporcionalmente a cada estrato de acordo com os dados do IBGE (Censo 2010) e TSE (Estatísticas do Eleitorado – Março 2012).
Adotou-se 2 estágios para distribuição da amostra. No primeiro, foram sorteados os setores censitários (IBGE), quarteirões e domicílios, onde as entrevistas foram realizadas. No segundo estágio as pessoas a serem entrevistadas foram selecionadas, de forma aleatória, dentro dos setores censitários, utilizando um quadro de cotas pré-estabelecido.
O método utilizado para a seleção dos domicílios foi o arrolamento nos quarteirões dos bairros e localidades selecionados na amostra com saltos sistemáticos.
A margem de erro para os resultados da pesquisa é de 4,0% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
A coleta de dados foi realizada de forma pessoal em domicílio entre os dias 18 a 21 de abril de 2012. Sendo que 20% dos questionários de cada entrevistador foram checados por supervisores de campo. Para detectar erros, no processamento foi feito um controle de crítica e consistência dos dados.
Neste estudo utilizou-se o método descritivo para a execução da leitura e interpretação dos dados coletados e na criação do banco de dados e no cruzamento entre variáveis, foram utilizadas técnicas estatísticas e recursos de informática. Os dados foram tabulados nos programas SPSS (Statistic Package for Social Sciences).
Notas sobre os dados: a resposta “outros” se refere ao agrupamento de respostas que obtiveram percentuais muito baixos de indicação; os totais das tabelas podem, em alguns casos, exceder ou não alcançar 100%, devido aos arredondamentos feitos pelo programa no decorrer do processamento.


RESULTADOS POR DISTRITO ADMINISTRATIVO









Nenhum comentário: